Antes de passar pela experiência de amamentar um bebê, acreditamos que tudo é muito fácil e que acontece naturalmente. Contudo, não é bem assim. Existe uma fase de adaptação tanto da mãe quanto da criança que, às vezes, é muito difícil e dolorosa. E, para piorar, as mulheres são bombardeadas com “dicas”, “sugestões” e “fatos” durante o puerpério que acabam tornando tudo ainda mais complicado.
O aleitamento materno exclusivo até os seis meses é muito importante para a saúde do bebê. Por isso, selecionamos umas dicas que ajudam a aumentar a produção de leite e na adaptação da mamãe e do bebê.
Evite o estresse
Durante o período de lactação, é importante manter a calma e evitar situações estressantes. O estresse mexe muito com o corpo e com os hormônios e pode, sim, afetar a produção de leite, diminuindo o volume ou, até mesmo, inibindo por completo.
Ajude o bebê a pegar o seio
Os bebês nascem com o instinto de sugar, no entanto, muitas vezes eles têm dificuldade de pegar o seio da forma correta. O ideal é que o pequeno pegue toda a aréola, com isso, a produção de prolactina e ocitocina, hormônios que atuam na formação do leite, é estimulada.
Hidrate-se bastante
A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, além de ser um dos principais elementos do leite. Durante o período de amamentação, é aconselhável ingerir cerca de 4 litros por dia.
Alimente-se bem
É importante manter uma alimentação balanceada neste período. Claro, sempre de acordo com as dicas do médico. No entanto, foque nas comidas ricas em minerais, como cálcio e fósforo.
Esgote uma mama de cada vez
Para instigar a produção de leite, deixe o bebê mamar um seio de cada vez, esgotando ao máximo o líquido de um antes de passar para o outro.
Amamente com frequência
Sempre que o bebê desejar e estiver com fome, permita que ele mame bastante. Quando mais o pequeno mama, mais leite é produzido pela mãe.
Cuide do seio
As temidas rachaduras são o medo de todas as mamães, pois tornam a experiência bastante dolorosa. Para evita-las, massageia a área com óleos naturais (sem perfumes, para evitar alergias).
Tenha paciência
Nem sempre esse processo acontece naturalmente. Por isso, é importante ter bastante calma e paciência. Cada criança e cada mãe têm um tempo de adaptação, não adianta forçar a barra ou ficar nervosa pelas coisas não estarem indo do jeito que você imaginou. Para que tudo corra bem, é importante que você esteja relaxada, transmitindo calma e acolhimento para o bebê.
Vídeos relacionados:
Um pai desesperado conseguiu amamentar o seu bebê e a sua história viralizou na Internet
Reação de órfão no tribunal, após ser adotado, faz todo mundo chorar