Se você tem filha menina, é bem provável que você já saiba disso.
De acordo com uma pesquisa da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), pessoas que têm filhas podem ter 30% mais gasto do que com meninos.
O grande vilão do orçamento dos pais é o “efeito Cinderela”, que faz com que as meninas gastem mais com roupas, acessórios, cabelo, unha e itens de beleza em geral.
A pesquisa foi feita durante os últimos anos com 15mil pais com crianças de 7 a 12 anos e revelou, inclusive, que há muito mais opções de produtos voltado para as meninas, o que também é um indicador de que elas consomem mais. Até mesmo itens como cadernos e artigos escolares são muito mais variados para o público feminino.
A faixa etária dos 9 aos 12 anos é a mais complicada para os bolsos dos pais, pois é quando as meninas começam se interessar por artigos de beleza, como cremes específicos, batons, perfumes, maquiagens e produtos da moda.
Além de tudo isso, o estudo também comprovou que os produtos específicos para o público feminino, como roupas e brinquedos, geralmente são mais caros do que os destinados aos meninos. Por isso, é importantíssimo que a educação financeira faça parte da criação dos pequenos, tanto meninos quanto meninas, para que eles entendam o valor do dinheiro e evitem o consumismo desenfreado.
Vídeos recomendados:
Estranha finge ser mãe de menina de 12 anos e a salva de ser sequestrada
Mãe segura pela primeira vez seu bebê de 350g, que nasceu com apenas 25 semanas