Em todo o mundo, o cerco contra produtos de plástico de uso único (como talheres, pratos e canudos) está se fechando.
Realmente, o impacto destes itens no meio ambiente é bastante impressionante. De acordo com um estudo recente, haverá mais plástico do que peixes por peso nos oceanos do mundo até 2050.
Pensando no futuro do planeta, muitos países estão elaborando leis para regulamentar e até mesmo banir esse tipo de produto. Aqui no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi pioneira e criou um projeto de lei para banir o uso de canudos plásticos, que foi votado e aprovado pela Câmara Municipal nesta semana. Com isso, os estabelecimentos serão obrigados a utilizar canudos de papel biodegradável. O projeto é de autoria do deputado Jairinho (MDB).
De acordo com informações do Jornal O Globo, a punição para quem descumprir a lei será uma multa no valor de R$ 3 mil. Caso haja reincidência, o valor pode ser dobrado. A medida foi tomada após uma petição popular criada pela ONG Meu Rio conseguir juntar mais de 4 mil assinaturas pelo banimento dos canudos.
“A gente acha que é uma coisa bem simbólica e fizemos pressão para essa matéria ser votada na Semana do Meio Ambiente. É um grande presente a cidade vai receber”, disse João Senise, coordenador de mobilização da Meu Rio, ao Jornal O Globo.
O projeto entrará em vigor assim que passar pelo veto do prefeito Marcelo Crivella.
Vídeos recomendados:
Grupo de crianças salva velhinha de ser presa
Quando esse cãozinho descobriu que seria adotado, não aguentou de felicidade e até fez uma dancinha!