Nos últimos tempos, o narguilé vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, principalmente entre os mais jovens.
De origem oriental, ele é um tipo de cachimbo que funciona à base de água e é usado para fumar tabaco aromatizado. Por mais que deixe o fumo com um sabor adocicado e leve, os especialistas alertam que o narguilé é muito mais perigoso do que o cigarro.
Recentemente, um estudo divulgado pela Organização Mundial as Saúde (OMS) revelou dados bastante alarmantes. De acordo com a instituição, usar o narguilé de 20 a 80 minutos é o mesmo que fumar de 100 a 200 cigarros, considerando a quantidade de toxinas a que o usuário está exposto.
Segundo o Ministério da Saúde, a ideia de que o narguilé é mais saudável por funcionar à base de água é totalmente equivocada. Como a concentração de nicotina é mais diluída, as pessoas acabam dando tragadas muito maiores e, com isso, inalando muito mais fumaça e substâncias tóxicas.
Além disso, como o gosto é agradável, doce e suave, os usuários acabando fazendo uso do narguilé por bastante tempo, até mesmo por horas. Sendo assim, acabam se expondo às toxinas por muito mais tempo.
Assim como o cigarro, o uso do narguilé tem efeitos devastadores sobre o corpo humano e pode afetas, principalmente, cinco áreas. São elas:
Boca – Mau hálito, inflamações, manchas nos dentes e problemas na gengiva.
Pulmões – lesões nas vias aéreas, inflamação nos brônquios, diminuição na capacidade respiratória.
Sistema reprodutor – Diminuição da libido, impotência, infertilidade masculina.
Sistema digestivo – Constipação, úlceras e gastrite.
Cérebro – Ansiedade, insônia, fadiga, dependência química e psicológica.
Vídeos recomendados:
6 alimentos que você deve evitar para ter uma vida sexual melhor
10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio