A cistite é uma doença muito comum em mulheres de todas as idades.
Causada por uma infecção na bexiga devido a bactérias existentes no corpo, a enfermidade é bastante incomoda e faz a pessoa ter impressão de que precisa urinar a todo momento, causa ardência na hora de fazer xixi, dor na parte inferior do abdômen e, em alguns casos, febre e sangramentos.
A cistite pode ser causada por muitos fatores, como prender a urina por muito tempo, beber pouca água e, mesmo não sendo uma doença sexualmente transmissível, também pode aparecer em decorrência de relações sexuais. Contudo, o simples ato de urinar após o sexo pode te livrar desse problema tão incômodo.
Segundo a ginecologista Dra. Mariana Maldonado, esvaziar a bexiga logo após o ato sexual diminui o risco da infecção, pois a urina funciona como um sistema de “lavagem” da uretra, limpando-a de dentro para fora. Assim, impede que as bactérias presentes na pele se proliferem e resultem em uma infecção.
Isso ocorre porque a acidez presente na urina evita que as bactérias alcancem a uretra, evitando que ocorra a cistite.
Além dessa dica, a médica diz que para evitar de vez a cistite, é importante ingerir bastante líquido, para que os rins funcionem corretamente; não segurar a urina por muito tempo e ter uma higiene correta após cada evacuação.
Mesmo que a cistite seja muito mais comum em mulheres, por terem a uretra mais curta, os homens também podem criar o mesmo hábito de urinar após as relações sexuais para evitar essa tão incômoda doença.
Vídeos recomendados:
Os sintomas que as mulheres experimentam durante a perimenopausa
10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem