Na Toscana, no ano de 1173 , a torre do sino da catedral de Pisa começou a ser construída.
Logo, as pessoas perceberam que a construção havia se inclinado.
Com o passar dos anos, a inclinação tornou-se cada vez mais notável.
Devido a isso, a torre tornou-se uma atração turística. E, embora tenha centenas de anos, as razões do seu desequilíbrio só foi encontrada recentemente: a torre se inclina por causa da maciez do solo.
E muita gente se pergunta como é que uma torre tão antiga e tão torta consegue enfrentar tantos terremotos!
Getty Images
“O solo que causou a instabilidade e afundou parte da torre a ajuda a sobreviver aos eventos sísmicos” , disse George Mylonakis, do departamento de engenharia civil da Universidade de Bristol.
De acordo com o engenheiro, a altura e a rigidez da torre, juntamente com a maciez do solo onde ela é mantida, reduzem a vibração de tal forma que a torre não treme durante os terremotos.
Getty Images
O peso da torre é de 14 500 toneladas, e isso faz com que ela consiga se inclinar em até 5,5 graus. A estrutura permanece em pé há mais de 800 anos, mesmo com os fortes terremotos que ocorreram na península italiana.
Além dos terremotos, a torre estava em perigo na Segunda Guerra Mundial, já que os aliados quase a destruíram pensando que ela poderia ser usada como esconderijo para os franco-atiradores alemães – no entanto, ela conseguiu se salvar no último momento.
O que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! Não se esqueça de curtir a página para ler mais notas como esta!
Vídeo recomendado!
Corpos humanos não serão enterrados ou cremados no futuro, eles serão dissolvidos. Confira este método ecológico!