Você costuma secar as mãos naqueles secadores automáticos muito comuns em banheiros de shoppings? Talvez seja a hora de parar!
Segundo um estudo realizado, esses aparelhos sugam o ar do ambiente, que está cheio de coliformes fecais, e acabam soprando tudo de volta nas mãos dos usuários. Durante a pesquisa, os cientistas analisaram mais de 30 banheiros da Escola de Medicina da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.
Os resultados foram alarmantes. Nas amostras coletadas, foi encontrada uma enorme variedade da bactéria Bacillus subtilis, conhecida como PS533, encontrada mais comumente em ambientes laboratoriais.
De acordo com os pesquisadores, essa bactéria foi encontrada em todos os banheiros: “As bactérias que estão nos banheiros vieram das fezes e podem ser jogadas na atmosfera quando damos a descarga, especialmente em vasos sanitários sem tampa”, comentou o autor do estudo, Peter Setlow, em entrevista à revista Newsweek.
Conforme aponta o estudo, que foi publicado na revista Applied and Environmental Microbiology, dar a descarga com a tampa do vaso sanitário aberta faz com que várias micropartículas sejam espalhadas pelo ar, espalhando bactérias por todo o ambiente. E, os secadores só colaboram para essa proliferação.
Ou seja, o secador pode estar deixando sua mão ainda mais suja! Quem vai parar de usar esses aparelhos a partir de hoje?
Vídeos recomendados:
10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio
10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem