Quando se tem um bebê as pessoas acabam pecando pelo excesso de cuidados.
Afinal, aqueles seres tão pequeninos e indefesos são totalmente dependentes de nós para absolutamente tudo. O mais comum é dizerem que o recém-nascido está passando frio, tomando muito vento, que irá pegar uma gripe ou resfriado…. Que está desconfortável, que tem que agasalhar melhor e por aí vai. Esse tipo de coisa definitivamente pega os pais de primeira viagem desprevenidos, os enchendo de preocupação, por vezes até se indispõe com tanta sugestão, pitaco e coisas do gênero. Entçao vai aqui um aviso: Cuidado, não é preciso exagerar. Não tanto assim e não da maneira como podem acabar fazendo por querer ter zelo demais.
Como realmente saber se bebê está com frio ou calor?
Se a maneira como você ou até alguém que conhece se guia pela temperatura dos pezinhos e/ou mãozinhas do bebê para checar se está com frio, pode acabar avaliando de maneira equivocada. Isso porque os pés e mãos dos recém-nascidos são sempre mais frios que o resto do corpo, de maneira que, não servem para nos guiar acerca do tipo de roupinha que devemos colocar nelese também a quantidade.
Tudo isso tem uma justificativa plausível: o bebê, que ainda é muito pequeno, e por isso passa a maior parte do tempo dormindo, já que está em constante desenvolvimento, entra em um tipo de “modo de economia” em diversas funções fisiológicas do corpo.
Deste modo, seu corpinho pode se dedicar a outras tarefas para garantir seu sadio crescimento.
Uma das lições que seu organismo ainda irá aprender, é justamente a de regular a temperatura do corpo, e dos membros que ficam tão nas extremidades do corpo.Interessante, não é mesmo?
Ou seja, nossa preocupação (e a dos outros, por tabela), quanto a proteger ferozmente os pequenos do frio, os vestindo e os cobrindo em excesso, são muitas das vezes com base no fato de que os pés e mãos estão quase que constantemente gelados.
Mas leve em consideração o seguinte: eles ficam a maior parte do tempo paradinhos, imóveis, dormindo… Eles não caminham, não fazem tarefas manuais.
Até nós se ficarmos muito tempo parados ficamos com a mão ou pés mais gelados. É normal.Assim, o ideal para se certificar de que o bebê está mesmo com frio é prestar atenção em outros sinais para atestar a sensação térmica de um recém nascido: pele úmida, suor, vermelhidão e pintas ou manchas rosadas na pele são sinais de que o bebê está com calor. Lábios pálidos ou roxos, com um leve tremor e soluços são sinais de que está com frio.
Vídeo Recomendado: Mãe segura pela primeira vez seu bebê de 350g, que nasceu com apenas 25 semanas