Se você achou que o café só dava aquela ajuda para enfrentar o dia a dia, está muito enganado! Segundo alguns estudos internacionais, ele pode aumentar a expectativa de vida.
Uma ótima notícia para nós brasileiros, que somos um dos maiores consumidores da bebida no mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), ele está presente em 98,2% dos lares.
Um estudo realizado pela Imperial College, de Londres, em parceria com a Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC), investigou os hábitos alimentares e de consumo de café de mais de meio milhões de pessoas, espalhadas por 10 países europeus. Com isso, descobriram que homens que bebem 3 xícaras de café por dia possuem 18% menos chance de morrer precocemente do que homens que não bebiam. Para as mulheres, a redução é de 8%.
Segundo os cientistas, ao contrário do que muitos outros estudos indicam, isso ocorre por causa da quantidade de antioxidantes presentes no café e não pela cafeína. Inclusive, até mesmo quem bebia a versão descafeinada conseguiu obter os mesmos benefícios.
Como sabemos, os antioxidantes combatem os radicais livres no corpo e, consequentemente, o envelhecimento celular.
Uma outra pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que os efeitos do café são os mesmo para todas as etnias. O intuito desses cientistas era investigar se pessoas de diferentes etnias teriam benefícios diferentes com o consumo da bebida. Para isso, investigaram mais de 185 mil pessoas, levando em consideração fatores de estilo de vida, como tabagismo, dieta, histórico familiar, entre outros.
Os resultados foram animadores: as pessoas que bebiam 1 xícara de café por dia tinham 12% menos chances de morrer precocemente do que quem não bebia. Os que bebiam de duas a três xícaras ao dia reduziram em 18% as chances de morte precoce.
Veronica Setiawan, uma das pesquisadoras, falou em entrevista ao jornal britânico “The Independent sobre um outro benefício importante: “E mais, o café tem tantos antioxidantes e compostos fenólicos que desempenha um papel importante na prevenção do câncer”.
Além disso, comentou sobre a relação da bebida com a expectativa de vida: “Não podemos dizer que beber café prolongará sua vida, porém, é possível notar uma associação.
Se você gosta de tomar café, continue. Se você não gosta, então talvez devesse considerar”.
Ambos os estudos foram publicados na revista científica Annals of Internal Medicine. No entanto, os pesquisadores ressaltam que esses dados não são conclusivos e que são precisos novos testes para provar que o café ajuda a prolongar nossas vidas. Porém, os indícios são fortes.
Vídeo recomendado: Você bebe toda a semana? – 6 sinais comuns de danos no fígado que as pessoas ignoram
Vídeo recomendado: Se você sofre de dor no nervo ciático, siga essas dicas simples para se ver livre da dor!