Recentemente, especialistas da Universidade de Yale comprovaram que ler no mínimo 30min por dia aumenta a nossa expectativa de vida em quase 20%.
Isso se dá pelos benefícios cognitivos que a leitura proporciona, desde no que tange à relação do indivíduo consigo mesmo quanto à relação do indivíduo com aquilo que o cerca.
Afinal, ler é um hábito fundamental não só para desenvolver inteligência e expressividade, mas para que seguir sonhando e refletindo criticamente sobre a vida. Aliás, para viver em sociedade é necessário que o ser humano exercite a sua racionalidade, empatia e autoconsciência plenamente, e isso se obtém através da leitura.
E, por falar em leitura, o que você acha da literatura brasileira? Para muitos, ela é motivo de orgulho. Nosso panteão é permeado por grandes nomes, muitos deles reconhecidos inclusive internacionalmente, como Clarice Lispector, Drummond, Jorge Amado, Machado de Assis, Guimarães Rosa, etc.
Mas e escritores brasileiros contemporâneos, você conhece?
Abaixo, fizemos uma lista de 20 escritores jovens, modernos, talentosos e premiados para você conhecer. Inteire-se sobre as obras deles e não deixe a sua leitura para mais tarde: comece já! :)
1. ANTONIO XERXENESKY
Como editor, Antonio foi um dos fundadores da Não Editora, uma editora dedicada a jovens autores gaúchos e responsável pela revista eletrônica de crítica literária Cadernos de Não-Ficção. Como escritor, por sua vez, ele foi selecionado em 2012 como um dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica Granta, uma revista que indica os nomes que irão construir o novo mapa da literatura brasileira.
2. NATALIA BORGES POLESSO
Natalia Concluiu o mestrado emLetras, Cultura e Regionalidade pela UCS com uma dissertação sobre a obra de Tânia Faillace e hoje é doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS. Dentre suas obras destacam-se os livros Coração à corda, Recortes para álbum de fotografia sem gente, A Escritora Incompreendida e, mais recentemente, o sucesso de vendas Amora.
3. CHICO MATTOSO
Além de escritor, também trabalha como roteirista. Formado em letras, Chico foi um dos editores da revista Ácaro e tem textos publicados em diversos jornais e revistas. Seu primeiro romance se chama Longe de Ramiro, finalista do prêmio Jabuti.
4. ANTONIO PRATA
Autor de Meio intelectual, meio de esquerda, e Felizes quase sempre, dentre outros oito livros, Antonio também escreve roteiros para televisão e cinema e mantém uma coluna no jornal Folha de S.Paulo, aos domingos.
5. VANESSA BARBARA
Além de jornalista e tradutora, Vanessa escreveu os livros “O livro amarelo do terminal”, que lhe rendeu o prêmio Jabuti de reportagem, “O verão do Chibo”, “Endrigo, o escavador de umbigo”, ”Noites de alface” e “A máquina de Goldberg”.
6. LUISA GEISLER
Ela venceu o Prêmio SESC de Literatura na categoria conto com apenas 19 anos de idade, através do seu livro de estreia “Contos de Mentira”. Seu romance ”Quiçá” também foi ganhador do Jabuti na categoria romance. E, em 2012, a jovem prodígio foi incluída na antologia dos melhores jovens escritores brasileiros, editada pela revista Granta, sendo a mais jovem autora selecionada.
7. RAPHAEL MONTES
Em 2009, a literatura policial brasileira contou com um novo nome: Raphael Montes, autor do conto “A Professora” e do aclamado romance “Suicidas”. Além disso, também escreveu o romance “Dias Perfeitos’, que será publicado e traduzido nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Holanda, Itália e França.
8. RICARDO LÍSIAS
Ricardo estreou na literatura em 1999, com o romance “Cobertor de estrelas”, que escreveu enquanto ainda cursava Letras. Foi finalista do Prêmio Jabuti de 2008 com ”Anna O. e outras novelas” e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010 com o ”Livro dos Mandarins”.
9. LAURA ERBER
Escritora, artista visual e professora, Laura publicou contos e ensaios em diversas revistas e tem quatro livros de poesia, entre eles “Insones” e “Os corpos e os dias“, finalista do Prêmio Jabuti na categoria poesia.
10. TATIANA SALEM LEVY
Escritora, tradutora e doutora em estudos de literatura, Tatiana escreveu o ensaio “A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze” e os romances “A chave de casa” e “Dois rios”.
11. VERÔNICA STIGGER
Jornalista, professora e crítica de arte brasileira, Verônica é autora das obras ”O trágico e outras comédias”, ”Gran cabaret demenzial”, ”Os anões”, ”Opisanie swiata” e ”Sul”.
Opisanie swiata, um de seus romances mais aclamados, conta a história de Opalka, um polonês de cerca de sessenta anos que, em sua terra natal, recebe uma carta por meio da qual descobre que tem um filho no Brasil – mais especificamente, na Amazônia -, internado num hospital em estado grave.
12. CARLITO AZEVEDO
Editor, tradutor, crítico e poeta, Carlito investiga a linguagem nos seus limites e pensa a palavra como uma materialidade. É autor das obras ”Collapsus linguae”, ”As banhistas”, ”Sob a noite física: poemas”, ”Sublunar”, ”Monogramas” e ”Livro das postagens”.
13. BERNARDO CARVALHO
Bernardo é escritor e tradutor.
Seu livro ”Mongólia” venceu o Prêmio APCA da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti de 2004, ambos na categoria romance.Mais tarde, em 2014, Bernardo venceu novamente o Jabuti por ”Reprodução”, também na categoria romance.
Entre suas obras estão: ”Mongólia”, ”O Sol se Põe em São Paulo”, ”O Filho da Mãe”, ”Reprodução” e ”Simpatia pelo demônio”.
14. NUNO RAMOS
Pintor, desenhista, escultor, cenógrafo, ensaísta e videomaker, Nuno é autor de ”Ó”, ”Junco”, ”Cujo” e ”Sermões”. Para compor suas obras, o artista emprega diferentes suportes e materiais, e trabalha com gravura, pintura, fotografia, instalação, poesia e vídeo.
15. IEDA MAGRI
Ieda é doutoranda em Literatura Brasileira, na UFRJ. É autora de ”Tinha Uma Coisa Aqui”, ”Ninguém” e ”Olhos de Bicho”. Seus livros investigam a materialidade da palavra diante do tempo, da memória e das histórias.
16. VICTOR HERINGER
Falecido em 2018, Victor Heringer era apontado como um talento precoce. Seu primeiro romance, “Glória”, conta a história de um artista plástico que busca a mulher impossível. A crítica avalia que não era um só escritor promissor — era um escritor nato. Victor teve o seu romance “O Amor dos Homens Avulsos” publicado pela Companhia das Letras – a história fala sobre o afeto entre dois meninos de uma maneira que, segundo o autor, busca “vencer a indiferença do mundo”.
17. DANIEL GALERA
Galera é escritor e tradutor de literatura contemporânea de língua inglesa.
Ele foi um dos criadores da editora Livros do Mal, por onde lançou seu livro de estreia, ”Dentes guardados”, e a primeira edição de “Até o dia em que o cão morreu”, adaptado para o cinema por Beto Brant e Renato Ciasca.Seu romance ”Mãos de Cavalo” foi incluído na lista de leituras do vestibular por três anos consecutivos.
Seus livros e contos foram adaptados para cinema, teatro e histórias em quadrinhos. No exterior, os direitos de sua obra foram vendidos para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda.
E então, você conhecia algum deles? Tem outro nome acrescentar à lista? Compartilhe conosco!