O governo chinês está tentando reprimir um fenômeno social absurdo que se tornou a norma na China rural: convidar strippers para funerais.
De acordo com o jornal britânico The Mirror, as famílias dos mortos trazem strippers para funerais para mostrar a riqueza da família.
A extensão da popularidade desse ato tornou-se tão problemática que o Ministro da Cultura, Esporte e Turismo da China anunciou oficialmente uma operação nacional no mês passado, dizendo que “vamos reprimir todas as apresentações de stripper e obscenas em qualquer reunião pública, como funerais e casamentos”.
No entanto, esta não é a primeira tentativa do governo.
Ele já fez duas tentativas no passado, uma em 2006 e outra em 2015.
Desta vez, o Ministério da Cultura chinês quer não apenas expandir a região da repressão, mas também tentar uma estratégia diferente: haverá dinheiro para aqueles que denunciarem qualquer comportamento obsceno.
O Ministério já possui uma lista negra de grandes empresas envolvidas com os shows de strip.
Vídeos de dois grupos de strippers, a “Red Rose Song” e o “Dance Troup”, cantando em funerais na província de Hebei, foram divulgados em 2015.
De acordo com o relatório oficial do Ministério, seus shows envolveram grupos de strippers femininos cantando, dançando e tirando suas roupas em público.
Como resultado, o líder da Red Rose foi condenado a 15 dias de prisão e multa de 70.000 yuans (cerca de US $ 11.000).
Um funcionário do governo local explica a razão deste fenômeno aparentemente absurdo: as pessoas querem ter o maior número possível de pessoas nos seus funerais e, quando morrem, as suas famílias usam strippers para satisfazer os desejos dos mortos.
“As famílias querem cumprir a obrigação para com os mortos”, disse ele.
<Vídeo> Imagens reais de strippers em funerais na China