Deliciosa, elegante, aconchegante e super saudável: eis os adjetivos que melhor descrevem uma boa taça de vinho tinto!
Sempre presente em jantares românticos, querida entre amigos e necessária para noites de relaxamento em casa, a boa e velha taça de vinho tinto é um hábito justificado não só pelo prazer, mas pela saúde. Afinal, estudos mostram que beber vinho tinto minimiza chances de certas doenças como demência e câncer. Além disso, o vinho combate o envelhecimento de poros e regula o açúcar no sangue.
Mas um estudo em especial vem chamando a atenção das pessoas ao redor do mundo: o vinho tinto pode equivaler a exercícios na academia!
É isso mesmo que você ouviu!
A pesquisa foi realizada no Canadá, pela Universidade de Alberta. Nela descobriu-se que propriedades do resveratrol, um composto encontrado no vinho tinto, são semelhantes às que recebemos durante as atividades físicas.
Jack Dyck, chefe da pesquisa, contou que estes resultados ajudam particularmente aqueles que são incapazes de praticar exercícios já que, segundo o especialista, o resveratrol presente em uma taça de vinho é capaz de melhorar a função cardíaca, de garantir força muscular (da mesma forma que uma hora de atividades na academia) e melhorar o desempenho físico!
É claro que isso não funciona pra quem se embebeda, ok? Os benefícios estudados foram considerados através do consumo de uma taça diária de vinho, e não de garrafas e mais garrafas! Então não banque o espertinho, certo?
Ademais, substituir exercício físico por vinho está fora de questão, já que exercitar o corpo garante longevidade, alívio de estresse, prevenção de doenças, perda de peso, aumento de agilidade e equilíbrio, etc – coisas que o vinho, por si só, não garante.
Além disso, a pesquisa foi realizada somente em ratos de laboratório e não em humanos (ou seja, ela ainda precisa ser testada em pessoas para que seja corroborada).
Porém, é legal saber que, ao beber vinho, estamos fazendo esse tanto de bem ao corpo!Se você não gosta ou não pode beber vinho, não se preocupe: o resveratrol também está presente em alimentos como chocolate amargo, uvas, blueberries e manteiga de amendoim.
Viu só? Não tem desculpa pra não ser saudável!
E então, você é um amante de vinho? O que achou desse artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)