O Brasil vêm enfrentando um surto perigosíssimo de febre amarela e apesar das campanhas de vacinação e dicas de como evitar a proliferação do mosquito transmissor, ainda nos encontramos a mercê deste risco.
A boa notícia é que depois de pesquisar por 5 anos, a brasileira – Fernanda Checchinato, desenvolveu um biorrepelente em aerosol capaz de proteger por até 60 dias contra o mosquito que transmite a doença.
O produto está disponível no site da Aya Tech, startup onde Fernanda é também CEO. Seu currículo carrega um doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina e a criação surgiu de uma necessidade pessoal mesmo, já que é e alérgica a picada de insetos. Ela disse a vontade de criar algo do gênero sempre existiu.
O repelente é feito de compostos naturais: permetrina e água, sendo algo totalmente inovador por não agredir seres humanos, animais e o meio ambiente! Lindo isso!
O produto em questão chama Protec, sua eficácia já está comprovada mediante testes de laboratório.
O que torna este spray tão diferente dos demais que já conhecemos é que este em particular foi criado para ser utilizado nas roupas, garantindo uma durabilidade de até 60 dias se a roupa não for lavada ou até 20 lavagens! E você não precisa utilizar somente em roupas, pode borrifar nos sofás, carpetes, piso, parede e até nos vasos de plantas já que sua composição não agride em nada as plantinhas!Ainda não existe aprovação oficial da Anvisa, mas acredita-se que é questão de tempo, ante o atual surto, acredita-se que não deve demorar.
Fernanda contou que o biorrepelente não tem contra indicação e que ele pode ser usado até mesmo pelas gestantes.
O produto não garante tão somente a proteção contra o transmissor da febre amarela, mas também contra ácaros, traça, formiga, barata, pulgas, carrapatos, muriçocas, borrachudos, pernilongos, moscas e outros insetos. Maravilhoso, não é?
Se quiser comprar, está disponível no site da Aya Tech por R$ 72,90.