Quando se trata de rotina de higiene e cuidado da pele, muitos de nós negligenciamos nossos pés.
Não é porque eles são os mais distantes da nossa cabeça que significa que não merecem toda nossa atenção e cuidado.
Nossos pés carregam nosso peso e nos levam para onde quisermos ir. É mais que justo mantê-los limpos, hidratados e saudáveis. Aqueles que vão regularmente à pedicures ou fazem tratamentos especializados para os pés provavelmente são os que estão mais cientes do que pode acontecer com essa importante área sem o cuidado adequado.
Para a maioria das pessoas, os pés geralmente são esquecidos até que comecem a acontecer problemas. Existem muitas razões pelas quais você deve verificar seus pés, pois eles podem mostrar sinais e sintomas de condições médicas que podem estar presentes em seu corpo. Observe seus membros inferiores diariamente e fique atento para qualquer um dos sinais abaixos.
# 1. Arco subitamente alto
Um aumento repentino da elevação do arco de seu pé pode ser um sinal de um problema de saúde. De acordo com a Universidade de Washington de Medicina, um arco excepcionalmente alto está associado a distúrbios do sistema nervoso, como distrofia muscular, poliomielite, acidente vascular cerebral (também conhecido como AVC) e tumor da medula espinhal.
# 2. Linhas nas unhas do pé
Uma série de manchas com uma colorações incomum na unha do seu pé já é um motivo de preocupação, ainda mais quando essas anomalias são linhas paralelas. Este pequeno “evento” pode estar relacionado à desnutrição. Essas linhas paralelas são chamadas de linhas de Muehrcke e aparecem quando os níveis de proteína em seu sangue estão baixos.
# 3. Unhas muito curvadas
Esse problema é fácil de perceber, até por que unhas curvadas possuem uma forma muito contrastante em relação ao comum. E elas não são apenas desagradáveis e desconfortáveis; de acordo com o Serviço Nacional da Saúde, esta anomalia pode ser sinal de alguma forma de lúpus ou de anemia.
# 4. Ondulações nas Unhas
Um dos motivos por trás de deformidades na superfície das unhas dos pés pode ser um calçado mais apertado. No entanto, esse problema também pode estar relacionado a doenças da pele, como eczema, psoríase e alopecia.
# 5. Borda da Unha mais cavada
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, quando o tecido abaixo das unhas começa a engrossar, ele pode fazer com que aquela borda branca comece a ficar mais cavada, tornando a ponta das unhas um pouco mais arredondada.
Se você ou alguém que você conhece está com um sintoma como esse, é melhor consultar um médico para obter um diagnóstico adequado.
Esse cavamento maior da unha pode ser associado à doenças inflamatórias intestinais, cicatrizes no fígado, câncer de estômago e câncer de pulmão.# 6. Riscos vermelhos nas unhas dos pés
Riscos vermelhos nas unhas dos pés provavelmente são o resultado de uma pequena lesão externa. Mas se você vê isso com frequência em suas unhas, visite um médico imediatamente. Este é um sinal possível de infecção nas válvulas cardíacas ou lupus.
# 7. Dedos inchados
Os médicos explicam que um dedo muito inchado e avermelhado pode ser um dos sintomas da gota, que é uma forma de artrite. Esse problema acontece geralmente quando os cristais de urato se acumulam nas articulações.
Pétalos# 8. Feridas que não se curam
Se você tem um corte ou ferida que não cura em seu pé ou em qualquer região do seu corpo, este pode ser um sinal de diabetes. A má circulação devido ao diabetes torna difícil a cicatrização de úlceras ou feridas.
# 9. Dedos calvos
Você sabia que perder cabelo nos dedos dos pés é algo com o qual deveria se preocupar? A perda de cabelo nas pernas e pés pode ser um sinal de circulação fraca ou doença arterial periférica.
# 10. Pés secos e escamosos
A maioria de nós já teve calcanhares secos ou quebrados antes. Se nem mesmo com hidratante há uma solução para esse problema, isso pode ser um sintoma de alguma doença na tireóide.
Conhecer os primeiros sintomas de doenças de risco pode ajudar na prevenção delas antes mesmo que comecem a se apresentar com mais agressividade. Se você estiver apresentando algum desses sinais, é melhor consultar o seu médico para diagnóstico e tratamento adequados. Não se esqueça de COMPARTILHAR esta informação com sua família e amigos no Facebook!