Por mais de dez anos a jovem Katie Joy Crawford travou uma batalha diária contra a ansiedade.
Foi justamente por causa disso que ao se ver desafiada por um trabalho passado por seu professor, ela decidiu utilizar abordar a relação que possuía com o transtorno através de fotos bastante simbólicas.
A série de fotos produzida por Katie, chamada de “Meu Coração Ansioso“, foi originalmente publicada em seu blog e é composta por 12 autorretratos dela onde se tenta evidenciar como emocionalmente e fisicamente desgastante o transtorno de ansiedade generalizada pode ser. “Como tive ansiedade durante a maior parte da vida, escolhi retratar essa batalha e sua presença constante fotograficamente“, a garota afirmou em sua publicação.
“Eu tinha medo de dormir. Sentia o pânico mais bruto na escuridão total. Na verdade, a escuridão total não era assustadora. Era aquele pouquinho de luz que fazia uma sombra — uma sombra assustadora”.
“Usando minhas próprias histórias e experiências, eu estou capturando a essência crua da ansiedade. Através dessa jornada pessoal, eu cresci e descobri que descrever meus medos se tornou terapêutico, assim como um portal para que os outros expressem sua opressão e comecem seu próprio processo de cura“, outras palavras que ela dividiu sobre o projeto.
“Eles continuam repetindo que eu devo respirar. Posso sentir meu peito se movendo para cima e para baixo. Para cima e para baixo. Para cima e para baixo. Mas por que sinto como se estivesse sufocando? Coloco a mão debaixo do meu nariz, certificando-me de que há ar. Ainda assim, não consigo respirar”.
Para organizar e criar cada um dos cliques a jovem levou aproximadamente três horas, utilizando-se no processo de uma câmera remoto. O objetivo principal do ensaio é compartilhar como é a sensação de conviver com uma crise de ansiedade, mostrando a doença de uma forma mais visual. Dá só uma olhada:
“É estranho — na boca do estômago. É como quando você está nadando e quer colocar os pés no chão, mas a água é mais profunda do que você imaginou. Você não consegue tocar no fundo e seu coração pára por um segundo”.
“Tenho medo de viver e tenho medo de morrer. Que maneira complicada de existir”.
“Você foi criado para mim e por mim. Você foi criado para o meu isolamento. Você foi criado pela defesa venenosa. Você é feito de medo e mentiras. Medo de promessas não correspondidas e de perder a confiança tão raramente dada. Você foi se formando ao longo da minha vida. Cada vez mais forte”.
“Uma prisioneira de minha própria mente. A instigadora dos meus próprios pensamentos. Quanto mais penso, pior fica. Quanto menos penso, pior fica. Respire. Simplesmente respire. Fique vagando. Melhorará em breve”.
© Todas as Imagens: katiejoycrawford.com
O que você achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!