A tal da alma gêmea: aquela que alguns se recusam a acreditar que existe, enquanto outros a buscam durante a vida inteira.
Existindo ou não, a alma gêmea permeia o imaginário coletivo e corrobora a noção de que precisamos uns dos outros para nos sentirmos realmente inteiros.
Em O Banquete, Platão conta que, no início dos tempos, os humanos eram completos – possuíam duas cabeças, quatro pés e quatro mãos.
Sendo tão desenvolvidos, decidiram, um dia, enfrentar os deuses e tomar-lhes o poder.
Irado com tamanha rebeldia, Zeus cortou cada ser humano pela metade com a sua espada, e Apolo cicatrizou a ferida, gerando o nosso umbigo. Cada humano, ao retornar à terra, passou a procurar desesperadamente pela sua outra metade.As almas gêmeas são, portanto, o anseio de tornar-se novamente um – simbolizam o desejo pela completude, pela união original.
Mas como você sabe se encontrou a sua metade da laranja, aquela pessoa que sempre estará ao seu lado, nos piores e nos melhores momentos? Bom, se você se reconhece na maioria dos casos abaixo, então você provavelmente encontrou a pessoa certa!
1.
Este ponto é certamente o mais importante! No início de um relacionamento, tentamos mostrar-nos impecáveis – belos, educados, limpos, inteligentes… nossos pontos fortes assumem força e tentamos esconder as nossas falhas. Você já não tenta mais parecer perfeito
Contudo, conforme o tempo passa e a confiança mútua entre o casal aumenta, cada parte mostra quem realmente é.
Se isso não muda o que um sente pelo outro, este é um sinal de que o amor está acima da idealização. Permite-se que o outro seja quem realmente é, e ama-se o outro justamente pela sua unicidade.Quando alcança esse nível, o relacionamento tem tudo para durar.
2.
Este sinal está diretamente relacionado ao primeiro ponto, mas é um sentimento de bem estar mais global. Você está totalmente à vontade com o seu parceiro Você não está mais envergonhado de seus complexos físicos, por exemplo, e se sente confortável pela falta de cobrança.
A intimidade entre você e o seu parceiro permite inclusive que vocês vistam qualquer coisa pra ficarem juntos, que usem o banheiro de porta aberta, que ronquem ou babem durante o sono, etc.
Já não há mais constrangimento, a intimidade alcançou o nível da mais completa naturalidade. O casal cria
pequenos hobbies em comum, como a noite da pizza, por exemplo, ocasião na qual cada um chuta o balde e come o máximo possível, sem se importar com bons modos ou com a barriguinha. Esse aspecto tem tudo a ver com o grau de espontaneidade do casal.
3. Você até consegue gostar dos defeitos do outro!
As falhas dele podem até aborrecer você… mas no fundo você até que gosta delas.
A outra pessoa pode até dobrar errado as roupas, roncar muito alto, ter gases noturnos, ser muito falante ou muito quieta… mas de repente esses detalhes irritantes vão ficando em segundo plano, adquirindo certa graciosidade, tornando-se um hábito não só esperado por você, mas… desejado! É estranho.Porque você conhece todas as qualidades do seu parceiro, estes pequenos aspectos ruins assumem um charme que diferencia o seu amado dos demais.
Uma personalidade completa e verdadeira, afinal, conta com aspectos contraditórios, com defeitos e com qualidades.No início do relacionamento, você se comprometeu a amar outro ser humano, certo? Então é isso aí: seres humanos têm falhas e são capazes de torná-las fascinantes.
Aceite e seja aceito, na medida do possível e do saudável.4.
Quando um de vocês está sofrendo por alguma razão, o outro está lá para oferecer um ombro amigo. Vocês se motivam
Se uma das partes teve um dia ruim, a outra a espera com alguma surpresa, algum conforto – seja com flores e jantar romântico, ou mesmo com carinho e massagem.
Seus projetos são encorajados pelo parceiro, o desejo de crescimento é mútuo, vocês se querem bem.Se um está aterrorizado por algum problema, os dois passam a discutir as possibilidades de resolvê-lo.
Um casal motivado enfrenta desafios com união e cooperação. Nenhum dos lados está centrado somente em si mesmo. Há empatia e vontade de ver o outro crescer!5.Vocês fazem projetos a dois
Quando pensa no futuro, é o seu parceiro quem aparece do seu lado.
Ele nunca está ausente da equação, esteja ela relacionada a um final de semana na praia, no próximo feriado, ou mesmo em como estará a sua vida daqui a dez anos.Você sente que encontrou uma verdadeira parceria, e a história de vocês dois parece interligada em inúmeros aspectos.
Quanto maior é essa sensação, mais difícil é a separação. Por isso, muitos casais retrocedem ao atingir essa fase de co-dependência: não conseguir vislumbrar um futuro sem a outra pessoa dá medo – e se alguma coisa der errado e a pessoa não poder ficar mais tempo na sua vida? No entanto, para que o amor funcione em toda a sua potencialidade, é preciso deixar o medo de lado e ter a coragem necessária para mergulhar.Investir em projetos a dois não significa (nem deve significar) a abstenção total da individualidade: a coautoria simboliza, simplesmente, a capacidade de gestar algo novo que não pertence somente a um, mas a dois – e que portanto deve ser cuidado e mantido não só pela força de um, mas pela dedicação dos dois.
6.
Ainda que o ciúmes seja natural nas relações humanas, entre vocês dois, o ciúmes é muito maneirado. Confiança mútua Cada parte confia em si e no outro, e o respeito impera acima de qualquer outra coisa. Se há algo de errado, isso é comunicado com franqueza e recebido com empatia.
Não há brigas nem acusações repentinas, ninguém tem as mensagens de texto lidas enquanto não vê, ninguém é obrigado a prestar contas com ninguém.
A comunicação do casal é suficiente para garantir a segurança necessária para um cotidiano leve e saudável.7.
Este ponto é importantíssimo. Você se sente protegido e seguro Independentemente de ser homem ou mulher, você procura no amor uma espécie de porto seguro, um local aonde seus sentimentos mais nobres podem ser direcionados e onde você não sofrerá danos por confiar e se desarmar.
O outro, nesse sentido, é como uma rede na qual se pode deitar e dormir, sem preocupações.
O abraço do outro serve de acolhimento e consolo, suas palavras contém amor e atenção, e você se sente querido e protegido, enfim relaxado.8. A atração física está presente
Mesmo nas épocas em que você passa a cuidar um pouco mais de si mesmo, e o sexo esfria, a atração física ainda está lá.
Seja com quilos extras ou cabelos grisalhos, ambas as partes ainda se enfeitiçam e se conectam física e quimicamente. O outro sabe como tocar e explorar o seu corpo, o sexo não poderia ser mais íntimo, e a criatividade ainda corre solta.O seu parceiro ainda é capaz de surpreender você com pequenas brincadeiras e abordagens sexy, diferentes e inovadoras, e assim é como se vocês se apaixonassem constantemente um pelo outro.
9.
O seu parceiro não abandona você nos momentos em que precisa dele, pois vocês são como um time! No que tange aos sogros, por exemplo, o seu parceiro já sabe se posicionar dentro do seu núcleo familiar e ajuda você a lidar com os seus pais. Você não está sozinho
No seu trabalho, por exemplo, se há algum problema ou desafio, o seu parceiro está do seu lado para proporcionar ajuda e motivação – talvez ele até dê uma olhada nas suas tarefas para ver no que pode ajudar.
Cumplicidade total!10. No fundo, você se sente muito sortudo
Antes, quando você estava em relacionamentos disfuncionais, invejava seus amigos quando eles falavam sobre suas façanhas no Tinder, invejava casais que pareciam dar super certo, queria ter o desprendimento e a praticidade dos seus amigos solteiros, etc.
Hoje, tudo isso é uma lembrança tão remota! Por mais desafiador que um relacionamento possa ser, o seu parece valer cada centímetro! Quando escuta o que as outras pessoas têm a dizer sobre os seus relacionamentos, você se sente incrivelmente privilegiado, pois parece ter encontrado uma pérola rara… e provavelmente encontrou, mesmo!
E aí, você já encontrou alguma alma gêmea? Qual desses pontos corresponde ao seu relacionamento atual? Mande a sua opinião e compartilhe este artigo com sua família e amigos! O amor é o nosso destino :)