Almoçar em restaurantes em vez de cozinhar em casa, ser dependente de café e ter o hábito de fazer compras desnecessárias são, de acordo com os usuários das redes sociais, alguns dos principais ’inimigos’ da economia, que podem fazer um buraco em seu orçamento.
Na seleção de hoje você vai encontrar pequenos truques com base no princípio de “um centavo economizado é um centavo ganho”. E, no final, preparamos um bônus sobre o quanto é possível economizar por mês usando transporte público em vez do carro.
1.
Você pode usar mapas que não são mais necessários ou cadernos antigos como papel de presente.
2.
Quando vejo uma boa oferta, sempre me pergunto: planejava comprar isso antes de ver o desconto? Se a resposta for “não”, então não se trata de uma boa oferta. Afinal, eu simplesmente acabaria comprando algo sem necessidade.
3.
Em muitas lojas, você pode pegar amostras gratuitas de tapetes ou adquiri-las por um preço muito em conta. Grude os pedaços com fita adesiva e terá um ótimo tapete.
4.
Um pequeno truque que realmente ajuda minha esposa e eu a economizar e não gastar nem um centavo durante 2 dias da semana. Quando você para de comprar uma goma de mascar, uma xícara de café ou outra coisa, também deixa de fazer isso de forma automática nos outros dias. Além disso, se não compra café com leite às terças e quintas porque esses são os seus dias de “despesa zero”, é pouco provável que compre um café a mais na quarta e na sexta para recuperar o atraso. E a própria ideia de que é possível passar um dia inteiro sem gastar um centavo desenvolve o hábito de cuidar das despesas durante toda a semana.
5.
Se não quiser recarregar o cartucho da impressora todos os meses, você pode adquirir um sistema de fornecimento contínuo de tinta. Ele permite economizar nas impressões e é bem mais barato.
6.
No dia do pagamento, transfiro metade do que me resta no mês para minha conta de poupança pessoal. E transfiro 20 reais para as contas dos meus filhos. Cada um deles já tem mais de 1.000 reais e a minha poupança já excedeu a marca dos 5 dígitos. Sou uma mãe solteira que sempre viveu de salário e fiquei agradavelmente surpresa com os resultados que tenho obtido.
7.
Fazer uma horta com cebolas, pimentas, cenouras e outros legumes em casa ajuda a economizar um pouco nas próximas compras e é algo bem saudável.
8.
Fiz uma planilha no Excel para controlar melhor meu orçamento. Inclui todas as minhas despesas mensais, bem como o que pode ser guardado na conta de poupança. Só este ano, consegui economizar cerca de 8 mil reais.
9.
A tinta spray para vidro é mais barata do que uma película para janelas ou persianas.
10.
Antes de ir ao mercado, faça uma lista dos produtos necessários. E nunca compre alimentos com o estômago vazio ou depois de um dia agitado. Ao fazer isso, é mais provável que dê preferência aos alimentos pouco saudáveis, como junk food.
11.
Comprei um colchão na IKEA. Naquela época, custava cerca de 280 dólares (1.080 reais, no final de 2014). Após 4 anos, notei que meu lado da cama “afundou”. Lembrei-me, então, de que a garantia para colchões e outros produtos da IKEA é de 25 anos. Preenchi um formulário de solicitação de troca no site e esperei. Eles me ligaram no dia seguinte e pediram para tirar uma foto do produto com uma fita métrica e da etiqueta, indicando a data de fabricação. Uma semana depois, tinha um colchão novo, que hoje custa cerca de 340 dólares (1.300 reais).
12.
Mantenha batatas em grandes quantidades em sua casa. Elas duram bastante, são versáteis e de fácil preparação.
13.
No outono passado, gastei 7 reais em 4 cabeças de alho. Hoje, tenho 70 delas.
14.
Compre alguns envelopes e os rotule assim: produtos para a semana 1, produtos para a semana 2, produtos para a semana 3, produtos para a semana 4 e assim por diante, para cada artigo de despesa, considerando um mês. Em seguida, determine o orçamento para esses envelopes. Procure gastar o dinheiro de tal forma que consiga comprar o máximo possível de alimentos pelo valor pré-definido. Se, no final da semana, você tiver dinheiro sobrando, coloque-o em um envelope vazio. Esse é o dinheiro que pode ser gasto em entretenimento e recreação.
15.
É muito fácil preparar granola em casa e, ao mesmo tempo, muito mais barato do que comprar o produto pronto.
16.
Eu tinha o mau hábito de comprar várias coisas no começo do mês, logo depois de receber o salário. Portanto, no final do mês, muitas vezes ficava sem um centavo. Agora, se gostar de algo, espero até o final do mês e só compro se tiver a quantia necessária de dinheiro.
17.
Um truque para os amantes do café: uma prensa francesa, uma máquina de café de gêiser ou uma cafeteira italiana ajudarão você a diminuir gastos em cafeterias e a tomar café de qualidade ao mesmo tempo.
18.
Era algo muito difícil para mim desistir de almoços de negócios em restaurantes. Mas, então, decidi ver a situação por um ângulo diferente. O custo de cada um dos meus almoços era de aproximadamente 8,5 dólares. Eu consigo fazer 4 almoços em casa pela mesma quantia. Isso quer dizer que pouparia 25,5 dólares. Cozinhar não requer muito tempo, cerca de 20 minutos. Ou seja, em 20 minutos de trabalho, economizo cerca de 25,5 dólares. Portanto, são cerca de 76,5 dólares por hora, muito mais do que me pagam.
19.
Para acompanhar quanto está gastando com refeição no trabalho, marque no calendário os dias em que levou o almoço de casa (marca preta) e quando o comprou em um restaurante ou lanchonete (marca vermelha). Isso não apenas irá motivá-lo, mas também mostrará claramente o quanto você economizou em um mês.
20.
Ultimamente, meu celular começou a funcionar bem devagar. Em vez de comprar um novo, fiz o seguinte: salvei um backup, restaurei a configuração para a de fábrica e instalei apenas os aplicativos mais necessários. Como resultado, consegui liberar aproximadamente 50% da memória.
21.
Se você não quer gastar dinheiro em brinquedos que não vão durar mais do que algumas “mordidas” para o seu pet, compre alguns tweeters (custam pouco) e faça brinquedos usando jeans velhos.
22.
Fiquei surpreso quando percebi que um plano semanal de refeições ajuda minha família a economizar um bom dinheiro. Organizamos isso com base em 3 princípios simples: 1) produtos de baixo custo; 2) cada prato deve incluir um ingrediente econômico e com alto teor de calorias; 3) cozinhar de uma vez para variar as refeições.
23.
Eu costumava fumar aproximadamente um maço de cigarros por dia. Larguei esse hábito há mais de um ano, mas me esqueci completamente de que havia instalado um aplicativo para rastrear os resultados. Descobri que durante esse tempo economizei mais de 2.600 reais.
Bônus: carro próprio versus transporte público
Parei de usar meu carro. Resultado em 2 meses:
Economia de combustível: entre 460 e 540 reais.
Economia pelo estacionamento no trabalho: 240 reais.
Parei de pagar pelo estacionamento do meu prédio: 300 reais.
Custos de transporte: ônibus, 4 reais; 4,30 de metrô × 2 vezes por dia × 21 dias = aproximadamente 290 reais mensais.
Qual destes truques você adotará? Conte-nos nos comentários e compartilhe suas próprias dicas de economia com a nossa equipe.