Anok Yai, 19 anos, decidiu aproveitar um final de semana livre para ir a um encontro na Universidade de Howard, na cidade de Washington.
Enquanto estava lá, a estudante de bioquímica (da Universidade de Plymouth State) foi fotografada por Steven Hall (instagram: @thesunk). Yai não fazia ideia de como aquele clique iria mudar a sua vida por completo.
Durante o resto do dia, a garota sul sudanesa recebeu milhares de notificações no Instagram – dentre inúmeras mensagens, comentários e seguidores, havia inclusive ofertas de trabalho! Assustada, Yan percebeu que a fotografia havia realmente viralizado nas redes sociais. As pessoas haviam se encantado pela sua extrema beleza, parecida com a beleza de uma pantera.
https://www.instagram.com/p/BaxL7vJnmLQ/?taken-by=anokyai
Hoje, apesar de trabalhar nas passarelas, a garota prioriza a sua formação como bioquímica. Além disso, Yai encoraja outras meninas a irem atrás de seus sonhos e a nunca deixarem de lado a sua formação acadêmico-profissional. Grande incentivadora do empoderamento feminino, principalmente de meninas negras, Yai comenta sobre como tinha problemas de autoestima quando mais nova, por não se identificar com as atrizes que assistia na televisão.
O lado engajado da modelo e estudante sul sudanesa se justifica pela forma com que chegou aos Estados Unidos: em 2000, ela e a sua família recomeçaram a vida no território norteamericano como refugiados, após fugirem do genocídio sudanês.
Yai e seus familiares viajaram primeiro para o Egito e depois para New Hampshire, onde passaram cinco anos em um abrigo do governo.
Por reconhecer o duro trabalho que seus pais tiveram para reconstruir a vida da família e para enviar Yai e seus irmãos à escola, a menina não abre mão do seu diploma.Com toda a certeza, Anok Yai é um belo caso de sucesso e de protagonismo de uma mulher negra e refugiada.
Não se restringindo somente às passarelas, a jovem possui um posicionamento político inspirador e usa da própria voz para orientar outras meninas a agirem como protagonistas de suas próprias vidas. É muito revigorante quando alguém ocupa uma posição de destaque nas mídias e faz questão de utilizar essa popularidade para instruir e comunicar sobre questões importantes, principalmente ligadas à política e à sociedade.