Artérias deterioradas levam menos sangue para órgãos vitais.
A aterosclerose a doença que assusta milhões de pessoas, patologia na qual placas ateroscleróticas se formam nas paredes arteriais e obstruem o fluxo sanguíneo, acabando por danificar a elasticidade (importantíssima) da parede vascular.
Entre os efeitos mais comuns desse quadro está a doença cardíaca. Para prevenir e tratar o quadro, é fundamental que abandonemos alimentos com muito colesterol, e que comamos frutas e vegetais frescos. Levar um estilo de vida mais saudável é imperativo!
Para ajudar você a orientar aquela pessoa que corre o risco de desenvolver aterosclerose, separamos nove alimentos que, de forma natural, ajudam a limpar as artérias – são verdadeiros amigões do corpo humano!
Uva
A uva tem muito resveratrol, um antioxidante natural que normaliza o metabolismo da gordura no organismo, reduz o risco de placas ateroscleróticas e coágulos sanguíneos e evita o desenvolvimento de doenças cardíacas. Poderosa, não!?
Aveia
Apenas 1 ou 2 xícaras de aveia por dia podem reduzir o nível de gordura no sangue em 20%. É que, com alto teor de fibra solúvel, a aveia é capaz de o que evita o acúmulo de colesterol no organismo.
Alho
Ele está presente em vários pratos gostosos. O alho é utilizado no tratamento de diversas doenças, incluindo os problemas cardíacos e a hipertensão arterial. E hoje a ciência já provou que o alho ajuda a prevenir a formação de placas ateroscleróticas nas paredes das artérias coronárias. Taca-lhe alho em tudo, Ana Maria Braga!
Cranberry
Cranberries aumentam a capacidade das células de absorver gorduras e não permitir que elas se acumulem nos vasos sanguíneos.
Tomates
Ricos em licopeno, substância que impede a compactação das paredes das artérias, os tomates são alimentos muito saudáveis e necessários numa dieta saudável. Além disso, o licopeno é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o processo de envelhecimento!
Azeite de oliva
Além de dar gosto para a salada, o uso regular e moderado do azeite colabora na redução do colesterol ruim no sangue.
Kiwi e melão
A dupla é conhecida por seu alto teor de antioxidantes, que ajudam efetivamente na redução dos níveis de colesterol.
Espinafre
Fonte rica de potássio e ácido fólico, o espinagre previne a hipertensão e a formação do colesterol, protegendo também contra a insuficiência cardíaca.
Romã
A romã previne o desenvolvimento da aterosclerose e retarda a compactação das paredes dos vasos sanguíneos.
Isso é pra mostrar, às vezes, não é preciso recorrer a medidas radicais ou adotar um regime especial para cuidar da saúde. Um estilo de vida saudável, que leve em consideração instruções como essa, é capaz de deixar você longe dos xingões dos médicos :)
E então, o que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)