Nós somos mais propensos a passar nosso tempo com nossos parentes quando os feriados estão chegando.
O velho ditado afirma que “você pode escolher os seus amigos, mas não a sua família” e isso é verdade porque muitas pessoas têm que passar tempo com familiares, incluindo aqueles com comportamentos tóxicos.
Nós podemos nos afastar de amigos tóxicos, inclusive esquecê-los para sempre. No entanto, e quanto aos membros da família com os quais crescemos e com os quais convivemos por tanto tempo? Você pode deixar de ser um membro da sua família?
Às vezes você tem que se livrar de algumas pessoas para sua própria segurança, saúde física e bem-estar mental, independentemente da situação. Aqui estão 8 dicas para ajudá-lo a lidar com membros tóxicos da família, já que você terá de vê-los durante as férias ou durante os feriados comemorativos.
1. Fique perto de pessoas positivas
Se a pessoa em questão está sempre se lamentando e se queixando, as coisas podem ficar mais fáceis se você se aproximar dos familiares com uma mentalidade mais positiva, otimista, esperançosa ou animada. Fique perto de seus irmãos, primos, tios ou outros parentes mais divertidos e descontraídos. Às vezes é melhor passar tempo com o animal de estimação de alguém do que uma tia negativa, não é verdade!?
2. Cuide-se
Alguns parentes podem fazer você se sentir negligenciado. Acontece que você tem suas próprias necessidades e uma pessoa tóxica não deve controlar nenhum aspecto da sua vida. Cuide-se e deixe de se preocupar com o resto. No caso de uma pessoa não próxima não demonstrar que se importa reciprocamente com você, não priorize os sentimentos dela em relação aos seus!
3. Firme sua posição
As pessoas são livres para ter sua própria opinião. No entanto, você não precisa aceitar a opinião delas – e elas certamente não têm o direito de metralhá-lo com as suas opiniões.
Talvez seus parentes religiosos não aceitem que você é gay. Dane-se! Quem se importa? Você não precisa se explicar ou pedir desculpas a ninguém. Talvez seu padrasto não queira que você procure o emprego que você gosta. Seu tio chato não gosta da única pessoa por quem você se apaixonou? Talvez sua tia odeie seu traje.
Portanto, defenda os seus direitos, confronte quem desrespeitá-lo e ignore aquilo que for bobagem.
Você vai gostar da sua vida se você se considerar valioso o bastante a ponto de não precisar pedir desculpar apenas para não machucar os sentimentos e as expectativas das outras pessoas.4. Conversar
Alguns membros da família dizem ou fazem algumas coisas nocivas sem controlar ou perceber. Neste caso, você não deve permitir que a sua raiva assuma o controle. Em vez disso, converse com eles, tente estabelecer uma conexão para que eles se sintam compreendidos, e não amedrontados, por você. Conte-lhes como suas atitudes fizeram você se sentir.
5. Faça algo que o ajude
Fazer algo por si mesmo é uma ótima maneira de deixar seus familiares tóxicos saberem que seus comportamentos não o incomodam. Isso não significa que você deve evitar todas as reuniões familiares ou sociais, ou mesmo que você deva ignorar todas as atitudes tóxicas deles: significa, apenas, que seu tempo e suas necessidades devem ser sua prioridade.
Digamos que você opte por viajar nas férias – esse tempo sem você pode fazê-los perceber que realmente sentem a sua falta.
Quando não puder atender os pedidos deles, informe-os de que precisa antes cumprir algumas pendências pessoais importantes, e que isso é a prioridade do momento para você.Você pode se juntar a eles e atentar para outras coisas importantes quando chegar o momento certo, ou seja, quando você estiver descompromissado.Em resumo: seja o melhor amigo de você mesmo!
6. Use mel para atrair abelhas
Às vezes, outras pessoas podem ter sentir por você o mesmo que você sente por elas. Neste caso, atos de bondade as surpreenderão. Não permita que a raiva e a negatividade assumam o controle da sua vida. Às vezes, boas intenções podem limpar relações tóxicas. Afinal de contas, ninguém quer lutar o tempo todo.
7. Gaste tempo com as pessoas que você ama
Se você não gosta de um certo membro de sua família, passe tempo com os parentes em quem confia. Seus primos não são chatos apenas porque sua tia é chata. Talvez eles também desejem fugir dela. Você só saberá conversando com eles!
8. Exclua as pessoas nas quais você não confia
Infelizmente, podemos ser forçados a cortar algumas pessoas tóxicas da nossa vida, incluindo alguns membros da família. Seu bem-estar como indivíduo é mais importante do que qualquer outra coisa.
Às vezes, você deve envolver as autoridades se as ações do seu parente tóxico prejudicam sua segurança ou a segurança das pessoas que você ama (como em casos de violência doméstica).
Nesses casos, os parentes tóxicos são obrigados a repensar as suas atitudes, comparando os benefícios de serem tóxicos contra os benefícios de serem bons.Qualquer que seja o processo de reflexão deles, lembre-se que você deve priorizar o SEU bem-estar e, portanto, deve se concentrar em coisas que o deixam feliz.