Que beber refrigerante não faz bem para a saúde, a maioria de nós já sabe.
Porém, muitas vezes ignoramos as recomendações, já que a bebida é viciante e combina com praticamente tudo que comemos. Não há nada mais gostoso que um belo copo de Coca-Cola gelado em um dia de calor, né?
No entanto, nosso corpo sofre com os estragos provocados pelo consumo diário da bebida sem que possamos perceber. Não parece que a culpa desses sintomas seja da Coca-Cola, mas em muitos casos é sim.
Se você está pensando em largar de vez o refrigerante, talvez esse artigo te ajude. Confira abaixo 8 mudanças que acontecem no corpo de quem bebe Coca-Cola todos os dias:
#1 Envelhecimento precoce
Por conta dos altos níveis de açúcar contidos nos refrigerantes, nossa pele sofre desidratação, que causa o surgimento de rugas e linhas de expressão. A pele fica seca, inflamada e com acne. É o mesmo processo que ocorre com quem fuma todos os dias, a qualidade da pele decai muito, deixando-a sem brilho e sem vida.
#2 Cáries
Parece óbvio e todo mundo sabe que doce provoca a cárie, mas a Coca-Cola vai além disso. A alta acidez do refrigerante provoca perda do esmalte dos dentes, que com o tempo os deixa fracos e comprometidos. E não, isso não leva muitos anos para acontecer, já que os efeitos podem ser sentidos em pouco tempo.
#3 Problemas cardíacos e diabetes
Quem consome uma garrafa de Coca-Cola por dia pode começar a sofrer com pressão arterial alta e as chances de um ataque cardíaco aumentam por conta do alto nível de colesterol ruim. As mulheres também podem acabar sofrendo de diabetes tipo 2.
#4 Insuficiência renal
Essa é para quem defende a Coca-Cola zero: embora não tenha açúcar, os adoçantes presentes nela fazem muito mal aos rins. Quem consome a bebida todos os dias tem chances de sofrer uma insuficiência renal.
#5 Aumento de peso
Já vimos diversos experimentos feitos, no qual as pessoas bebem apenas Coca-Cola por um mês, para testar o que muda em seu corpo, e o aumento de peso sempre é uma consequência.
#6 Falta de vitaminas
A Coca-Cola possui ácido fosfórico e cafeína, que juntos eliminam as vitaminas e nutrientes do seu organismo no surpreendente tempo de 60 minutos após sua ingestão. Se você beber o refrigerante todos os dias, certamente ficará com deficiência de vitaminas no organismo.
#7 Ansiedade e insônia
Cada copo de Coca-Cola possui a mesma quantidade de cafeína que uma xícara forte de café. Isso significa que, além de causar insônia, a bebida também provoca ansiedade, já que ela é um efeito do alto consumo de cafeína.
#8 Câncer
Não é que todo mundo que bebe Coca-Cola terá câncer, mas os riscos de quem a consome todos os dias se tornam maiores, por conta da presença de moléculas de benzeno na bebida e na embalagem plástica. Os médicos recomendam que se consuma no máximo uma garrafa por semana.