A maioria das pessoas não ficaria feliz em ser chamada de mutante, a menos que estejam nos filmes do X-Men.
Contudo, a verdade é que todos somos mutantes. A evolução levou à mutações responsáveis por nossos grandes cérebros e polegares oponíveis. No entanto, existem algumas mutações excepcionais e raras. Este artigo apresenta 8 das mais belas anomalias genéticas na história da humanidade.
1. Cílios duplos
Essa mutação é caracterizada por uma fileira extra de cílios que fazem seus cílios parecerem mais espessos do que o normal. Acontece quando o cílio cresce no local das glândulas cebáceas. Às vezes, essa mutação torna as pessoas mais bonitas. Pessoas como Liz Taylor são famosas por seus cílios duplos. No entanto, o excesso de cílios pode ser inconveniente às vezes.
[rsnippet id=”4″ name=”DFP/34009881/Article_1″]
2.
PiebaldismoEssa mutação ocorre quando uma parte específica da pele não possui as células de melanócitos responsáveis pela produção de melanina.
Cerca de 90% das pessoas com esta condição apresentam uma linha branca no cabelo, que pode continuar até sua pele.Algumas manchas brancas também podem aparecer no corpo.
Não sabemos por que essas manchas tendem a ser simétricas em todo o corpo da pessoa. O piebaldismo parece vitiligo, mas as manchas provavelmente não se espalharão após o nascimento.3. Heterocromia
O termo heterocromia ocular se refere a olhos com cores diferentes. A heterocromia completa ocorre se ambos os olhos tiverem cores diferentes, enquanto a heterocromia segmentar ocorre se as áreas da mesma íris tiverem cores totalmente diferentes. A heterochromia central é caracterizada por picos de diferentes cores que irradiam da pupila. A ironia é que as pessoas pensam que é causada pela ausência de diversidade genética.
4. Covinha no queixo
Essa linda mutação ocorre quando o queixo não consegue se desenvolver adequadamente. A “covinha” visível ocorre quando as duas seções da mandíbula falham ao se fundir adequadamente. No entanto, esse problema não tem efeitos negativos. Ninguém sabe como é herdado, mas é mais provável que apareça nos homens do que nas mulheres. As chances de herdar isso através de um modelo recessivo ou dominante simples também são baixas.
[rsnippet id=”5″ name=”DFP/34009881/Article_2″]
5. Vitiligo
Vitiligo é semelhante ao piebaldismo porque é caracterizado por manchas de pele sem pigmento. A principal diferença é que o vitiligo é degenerativo, porque as manchas tendem a se espalhar ao longo dos anos. Os cientistas ainda não encontraram uma explicação para esse fenômeno, mas geralmente são associadas a problemas genéticos que resultam do estresse ambiental. Vitiligo é uma mutação que afeta cerca de 1% da nossa população.
6. Sardas
Essa é uma mutação comum e as pessoas com sardas pesadas geralmente têm um tipo diferente de melanina conhecida como fotomelanina (cobre-laranja), em oposição à eumelanina (marrom). Eumelanina faz ficar bronzeado quando exposto ao sol. O cabelo vermelho também pode crescer devido à fotomelanina e é por isso que muitos ruivos têm sardas. Ainda não sabemos como as pessoas herdam a fotomelanina e é por isso que os ruivos emergem do nada em famílias.
7. Variação da cor do olho humano
Uma das características mais bonitas do corpo ocorre quando a rica cor marrom dos olhos humanos se torna verde pálido. No entanto, os olhos azuis ocorrem devido a uma única mutação entre 6.000 e 10.000 anos atrás. Em 2008, a genética descobriu que um antepassado comum era responsável pelo gene associado aos olhos azuis. O antepassado teve um interruptor genético que poderia acabar com o pigmento do olho.
[rsnippet id=”6″ name=”DFP/34009881/Article_3″]
8.
Visão tetracromáticaExistem três tipos de células de cone que recebem luz na maioria dos seres humanos e é por isso que os seres humanos tendem a ter uma visão melhor do que outros mamíferos.
De acordo com alguns pesquisadores, os cromossomos X contêm os genes responsáveis pelos pigmentos do cone e é por isso que a visão tetracromática provavelmente ocorrerá em mulheres.
Essas pessoas têm 4 cones, o que significa que podem processar mais cores do que o ser humano comum.De acordo com o estudo de 2010 realizado pelo Dr.
Gabriele Jordan, uma mulher apresentou sinais de visão de tetracromática.A visão tetracromática é uma mutação rara que é menos propensa a fazer você parecer atraente, mas torna seu mundo mais bonito. De qualquer forma, a beleza está nos olhos do espectador. Certo?
O que achou desse artigo? Conta pra gente nos comentários!
E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para mais artigos como esse!