O conhecimento humano é algo que está em um constante processo de evolução.
Existem tantas descobertas e avanços a serem feitos nessas áreas que até mesmo as verdades absolutas que se propagam nos dias de hoje devem ser olhadas com um pouco mais de cuidado e cautela.
Não é preciso ir muito longe para encontrar provas que apoiem esse argumento; basta dar uma olhada na história da ciência. São inúmeras as teorias que já foram aceitas como uma verdade universal, e que hoje em dia são completamente descreditadas. Algumas delas são tão absurdas que chega a ser impossível acreditar no quão ingênuos (ou arrogantes) os seres humanos eram para acreditar naquilo. Dá só uma olhada:
1- Teoria da natureza infinita
© Worldatlas
Por incrível que pareça, sustentabilidade e preservação do meio ambiente são conceitos relativamente recentes na história da humanidade.
A ideia dos recursos naturais serem inesgotáveis era uma mais pregada na antiguidade, e foi assim que se criou o mito da superabundância.
Isso nos levou ao descuido e ao descaso com a natureza e o nosso planeta de uma forma geral, que infelizmente perdura até os dias atuais.São poucas as pessoas que têm consciência da consequência de seus atos para o futuro da Terra.
É provável que a humanidade só perceba os seus erros em relação a isso quando for tarde demais para reverter o que já foi feito, e isso é muito triste.2- Teoria do caráter definido pela aparência
© New Beauty
Não se sabe ao certo de onde essa teoria surgiu, porém, no passado, existia uma crença de que o caráter e a capacidade de uma pessoa eram definidas pela aparência e fisionomia dela. De acordo com o renomado instituto de arte, The Geety Arts Foundation, alguns filósofos gregos como Pitágoras e Aristóteles selecionavam a dedo os seus alunos, levando em conta algumas características de sua fisionomia para julgar se eles eram ou não inteligentes.
Essa ideia absurda foi capaz de influenciar gerações durante os séculos 17 e 18, e foi reforçada no século 19 quando Cesare Lombroso, um criminologista famoso, afirmou que uma pessoa estava mais apta a criminalidade quando possuía traços faciais semelhantes a um macaco.
Atualmente, mesmo que essa ideia não tenha mais nenhum tipo de refutação, ainda conseguimos ver resquícios delas nos preconceitos enraizados e nas exigências de aparência feitas pela sociedade.
3- Teoria do paraíso na Terra
© Kid Bentinho
Durante toda a nossa existência, vários mitos envolvendo um paraíso escondido na Terra existiram. Entre eles, um dos mais famoso talvez seja o do Reino Preste João. Segundo as lendas, esse seria um lugar onde não se existiam crimes ou vícios. Em vez de água, ouro fluiria pelos seus rios e diversas fontes da juventude estaria espalhadas pelo local, o tornando ainda mais desejado de se encontrar.
Esse mito desencadeou uma grande corrida para encontrar tal paraíso e várias expedições foram enviadas ao redor do mundo com o objetivo de encontrá-lo. A maior consequência dessas aventuras e desse desbravamento foi a conquista e a exploração dos continentes asiático e africano. Os resultados da intensa dominação imperialista que ocorreram nessas localidades, infelizmente, perpetuam-se até os dias atuais.
4- Teoria do elixir da vida
© Firkee
A alquimia é a mãe de todas as ciências e era uma das práticas mais comuns na antiguidade. Poucos tem conhecimento disso, mas a civilização chinesa era uma das que mais se dedicavam à atividade, onde um dos principais objetivos era fabricar um elixir da vida, que concederia qualquer um longevidade e juventude. Foi justamente atrás desse elixir que os chineses descobriram a fórmula de fabricação da pólvora, que ironicamente serviu justamente para tirar vidas.
Depois de descoberto o efeito nocivo da substância, ela foi utilizada pela mesma civilização como uma das principais armas contra os mongóis. E até os dias atuais ela ainda é manuseada principalmente com esse objetivo destrutivo. Isso prova que às vezes, até mesmo as coisas que são feitas com as melhores das intenções, acabam servindo para algo completamente oposto ao que se imaginava.
5- Teoria do mar polar aberto
© Nada nos Libra de Escorpio
Nem sempre o Polo Norte foi o lugar onde ficava a casa de Papai Noel.
Na verdade, no século 16, acreditava-se que essa região não se passava de um local de mar aberto, por onde uma corrente marítima quente fluía e podia servir como a rota mais segura e mais rápida para se chegar às Índias.
Somente no século 19, essa afirmação foi completamente desacreditada por causa da expedição de George Washington de Long.Assim como o mito do Reino Preste João, essa história foi muito importante para enriquecer o nosso conhecimento geográfico.
O mais triste dessa história toda é pensar que, hoje, o aquecimento global e o consequente derretimento das calotas polares pode realmente transformar essa região em um local de mar aberto.6- Teoria das precipitações em plantações
© Time
Quando a teoria de que “a chuva segue o arado” se espalhou nos Estados Unidos do século 19, muitos a aceitaram sem nem mesmo contestar.
A ideia de que quanto mais se planta, mais se colhe pelo fato das precipitações dobrarem em áreas de plantação era simplesmente boa demais para não ser verdade.
Em pouco tempo as consequências dessa prática incessante vieram; dust bowl, as famosas tempestades de poeira que chegavam a bloquear a luz do sol por diversos dias.Além disso, grandes áreas férteis e prósperas para o plantio acabaram por começar a passar pelo processo de desertificação, o que foi um grande prejuízo na época e pôs a teoria em cheque.
7- Teoria Humoral
© Leeches
Em matérias de teorias absurdas nem mesmo o pai da medicina, Hipócrates, escapa.
O cientista desenvolveu a chamada Teoria Humoral que dizia que haviam quatros humores básicos os quais constituíam o ser humano: a bile amarela, a bile negra, a fleuma e o sangue.Ademais, a teoria explicava que existia uma grande relação entre o funcionamento do corpo humano e a natureza.
Essa teoria deu origem a uma série de tratamentos que hoje em dia não são considerados tão efetivos assim e podem até mesmo piorar as condições do doente.Dentre eles um dos mais famosos é a sangria, que consiste na retirada de sangue do corpo com sanguessugas.
Por mais absurdas que pareçam essas teorias, talvez a melhor forma de encará-las não seja de uma maneira completamente negativa. Quem sabe se hoje mesmo não estamos acreditando ou botando fé em algo tão insensato quanto algumas delas? O melhor que podemos fazer é encarar isso como a maior prova de que nem sempre as coisas são exatamente o que elas parecem ser.
Qual teoria você achou mais interessante? E qual foi a mais absurda, em sua opinião? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!