Quem não fica deprimido e mentalmente exausto em algum momento da vida? Os cientistas há muito debatem se os sentimentos negativos, como depressão e exaustão emocional e mental, são algo com que nascemos ou se são estritamente relacionados a traumas específicos.
De acordo com o Dr. Zul Merali, presidente e CEO do Instituto de Pesquisa de Saúde Mental do Royal, afiliado à Universidade de Ottawa, esses sentimentos negativos são uma combinação de ambos.
Dr. Merali disse em uma entrevista à Providr: “Todos nascemos com a serotonina, que se liga aos receptores cerebrais. Você pode ter mutações genéticas onde você pode nascer com genes que produzem altos níveis de serotonina, ou eles podem produzir baixos níveis de serotonina”.
Ele acrescentou: “Aqueles que nascem com baixos níveis de serotonina até podem funcionar adequadamente, mas tudo o que pode acontecer de estressante ou traumático pode levá-los a ficar mais facilmente (e intensamente) deprimidos ou mental e emocionalmente exaustos”.
Mas o importante é como sabemos quando nós ou pessoas próximas a nós estão sofrendo de depressão e exaustão. Segundo o Dr. Merali, estes são os sinais que podem indicar que algo não está nada bem:
1. Impaciência: Segundo o Dr. Merali, as pessoas que sofrem de depressão e exaustão emocional e mental têm pouca ou nenhuma paciência. Essas pessoas geralmente explodem com a família e com seus colegas porque se sentem sobrecarregadas.
2. Distúrbio do sono: Distúrbios do sono são um indicativo direto de depressão e esgotamento mental e emocional. Essas pessoas ou dormem muito ou dormem pouco, e ambos os casos não são bons para a saúde mental. Eles precisam ter um sono adequado porque a medicação que recebem durante o tratamento (como os antidepressivos) não será eficaz se o corpo não estiver obtendo o descanso adequado.
3. Falta de motivação: Segundo o Dr. Merali, depressão e exaustão são as razões pelas quais as pessoas ficam desmotivadas na vida. O Dr. Merali explicou isso com um exemplo: “Se você é um velocista ou um corredor que corre uma maratona, não vai sentir vontade de correr depois de terminá-la e estará esgotado”.
4. Irritação: Segundo o Dr. Merali, a irritação está intrinsecamente ligada à depressão e ao esgotamento mental. As pessoas ficam irritadas quando são incapazes de lidar com certas coisas, grandes ou pequenas. Ele acrescentou: “Quando se torna um padrão, é basicamente o fósforo que incendeia tudo. O estresse se torna demais para o indivíduo e, como agora se tornou parte de sua vida diária, você fica irritado porque não consegue quebrar o padrão. ”
Como solução, o Dr. Merali sugere que as pessoas devam considerar “tratamentos de conversa” onde discutam seus problemas com um psicólogo ou terapeuta, ou falem sobre os seus problemas com amigos e familiares. Além disso, exercícios e meditação também são bons tratamentos para depressão e exaustão emocional e mental.
Assista ao vídeo abaixo para continuar lendo outros sinais de exaustão mental e emocional!
O que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! Não se esqueça de curtir a nossa página para ler mais artigos como este!
Vídeo recomendado!
10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio