Não se brinca com hormônios.
O corpo da gente pode virar uma montanha-russa de emoções e efeitos colaterais quando o hormônio está desregulado.
Tanto que muitos problemas de saúde estão relacionados a disfunções hormonais. Acredite se quiser, mas não se deve subestimar os hormônios. Você pode vir a ter, problemas de sono, alterações na pele, no humor (o mais comum de se ver) e até mesmo o cansaço pode estar ligado a isso. Alguns alimentos específicos podem trazer benefícios neste tocante. Ademais eles também vão ajudar a acelerar seu metabolismo.
1. Feijão
Este alimento tem uma alta quantidade de fibra em sua composição, o que o torna um ótimo aliado também para combater o colesterol alto. O feijão também oferece alta sensação de saciedade, possui um baixo índice glicêmico e oferecem fitoestrogênio (aliado no combate ao câncer de mama) para o organismo.
2. Grão-de-bico
Este grão contém, fibras, proteínas e possui uma rica fonte de estrogênio. Isso faz do grão-de-bico um alimento completo. A neutralidade do seu sabor ainda garante a possibilidade de usá-lo na mais variadas receitas.
3. Frutas secas
Asa frutas secas além de serem aliadas para regular o nível de estrogênio no corpo, são também ricas em gorduras boas para o organismo. Além disso, são uma opção prática e super saudável para lanches rápidos.
4. Linhaça
Se por ventura você precisa muito de estrogênio, a linhaça não pode faltar na sua rotina. Ela ajuda e muito a regular este hormônio além de ser uma rica fonte de proteínas.
5. Ervilhas
As ervilhas não servem só para enfeitar o prato e deixar ele mais colorido. É certo que ela pode acompanhar peixes ou carnes com facilidade, mas além de lindas e saborosas, elas também ajudam no fortalecimento do sistema imunológico pois são ricas em vitamina C.
6. Gergelim
Seja a semente ou o óleo de gergelim, ele oferece em seu composto inúmeros minerais e fibras. O seu sabor neutro e tamanho reduzido o torna fácil de ser utilizado nas mais diferentes receitas.
7. Tofu
O tofu é o substituto perfeito e favorito de quem cortou carne da dieta, e está muito presente na dieta de veganos e vegetarianos. É um ingrediente versátil e prático que pode ser utilizado em diversas receitas. Possui um alto teor de proteína e isoflavonoides, o tofu contribui também, é claro, para a produção estrogênio.