Você sabia que pode estar tendo sinais de um ataque cardíaco e estar os ignorando sem saber?
Muitas vezes, temos algumas doenças simples como gripe, tosse, dores leves no corpo e náuseas e as ignoramos sem saber que pode haver sérios problemas de saúde subjacentes associados a elas. Por exemplo, quando está com náuseas, você provavelmente apenas assume que está com fome ou que comeu algo ruim. No entanto, você poderia estar grávida ou ter algum problema de saúde, como um ataque cardíaco que você desconhece.
É muito raro que você associe um sentimento comum como náuseas a um ataque cardíaco. As pessoas tendem a esperar até que se sintam bem novamente e ignoram o fato de que isso pode ser algo muito mais grave. O site health.com relatou que mais de 38.000 mulheres com menos de 50 anos sofrem ataques cardíacos todos os anos nos Estados Unidos. O grande problema é que as pessoas facilmente confundem ataques cardíacos com problemas de saúde menores, como a indigestão.
Sabemos sobre os sintomas típicos de um ataque cardíaco, tais como sofrer dores repentinas no peito e/ou dor no braço.
Mas, de acordo com especialistas, mulheres podem experimentar sinais muito menos óbvios de um ataque cardíaco em relação aos homens.
É importante estar ciente dos sinais menos óbvios e consultar um médico o mais rápido possível quando os sentimos. Ignorar esses sinais e sintomas pode piorar o problema.
O médico George S. Abela disse à revista Glamour: “Os sintomas nas mulheres em comparação aos homens são muito menos dramáticos. Isso faz parte da questão que leva muitas mulheres a ignorar seus sintomas”.
Existem 5 sintomas que são especificamente vistos nas mulheres quando se trata de um ataque cardíaco. Alguns são fáceis de ignorar porque parecem inofensivos, mas saber sobre eles é muito importante.
De acordo com Nicole Weinberg, cardiologista de Santa Monica, Califórnia: “Se alguém estiver tendo algum tipo de sintoma incomum entre o queixo e o umbigo, é importante prestar atenção a ele”.
Weinberg testemunhou uma paciente que sentiu uma súbita dor nas costas, que prosseguiu ao longo do dia. Mais tarde, ela acabou descobrindo que estava tendo um ataque cardíaco.
O pior é quando um sintoma está relacionado a outro e você os trata, mas acaba descobrindo mais tarde que aquele sintoma estava relacionado a outra coisa.
Weinberg também contou outro caso sobre uma mulher que teve vários dentes removidos depois de sofrer uma dor no maxilar, mas mais tarde percebeu que a dor era devido a um ataque cardíaco.
Vômitos podem estar relacionados a mais do que apenas um estômago irritado. Na verdade, é um dos sintomas mais “comuns” que mulheres experimentam durante um ataque cardíaco. Também há transpiração em conjunto com a náusea.
De acordo com Sharonne Hayes, cardiologista e fundadora da Women’s Heart Clinic nos Estados Unidos, o sintoma mais comum de um ataque cardíaco em homens e mulheres é o desconforto no tórax.
Não é necessariamente uma dor no peito, mas uma sensação de uma tonelada fazendo pressão no peito, até o ponto em que é difícil respirar adequadamente.
Hayes também observa que uma fadiga intensa que você normalmente não sente é outro sintoma que é comum, mas não relacionado.
Outra maneira de identificar se você está tendo um ataque cardíaco é se você encontra dificuldade em percorrer distâncias curtas ou se precisa parar e descansar ao longo do dia. Isso pode ser um sinal de que o sangue não está chegando ao coração rápido o suficiente.
George Abela, chefe da divisão de cardiologia do Estado de Michigan, acredita que todos esses sintomas podem ser facilmente confundidos com outros problemas menores ou que são simplesmente ignorados.
Se você acha que algo está errado e sente continuamente um ou todos esses sintomas, os especialistas aconselham a ligar para o seu médico ou então ir a um hospital o mais rápido possível.
É vital que você preste muita atenção a sintomas menores como gripe e náuseas. Não os dê como simples ou ignore quaisquer outros sintomas de um ataque cardíaco, porque você pode acabar atrasando ações críticas que podem salvar sua vida. Fique atenta aos sinais de alerta e aja rápido quando os perceber, para que seja capaz de salvar sua vida.
O que você achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!