Quando se convive com uma pessoa, é normal que existam conflitos ou situações problemas que vocês dois precisam superar.
São essas coisas que fazem parte do crescimento pessoal do casal e do próprio relacionamento como um todo. Entretanto, quando as brigas começam a passar dos limites e parecem nunca ter um fim, talvez seja uma boa hora de sentar para conversar com seu parceiro e avaliar o que realmente está acontecendo!
De acordo com o terapeuta familiar, Dr. John Gottman, quase 70% dos conflitos em relacionamento não são resolvidos. Em outras palavras, casais costumam brigar pelo mesmo motivo diversas vezes, o que não é algo tão ruim quanto parece; É apenas um problema comum, enfrentado por diversos outros casais, e por isso, pode ser estudado, prevenido e abafado antes mesmo que aquelas grandes e desgastantes brigas aconteçam.
Em um período de 40 anos, Gottman já estudou mais de 3.000 casais e acabou denominando esses problemas não solucionados de “Impasses“. O Terapeuta acredita que existem 5 desses “Impasses” que podem ser considerados como as principais raízes de um problema conjugal. Eles são: Tempo Livre, Dinheiro, Trabalhos Domésticos, Intimidade Física e Familiares.
As dicas para resolver qualquer um desses problemas são bem simples:
1- Mude seus conceitos.
© Stepping Stones
Em vez de ficar tentando brigar menos com seu parceiro, por que você não passa a melhorar as qualidades das brigas? Não, isso não quer dizer passar para um nível violento. Pelo contrário, “melhorar” seria discutir, conversar, em vez de só bater boca e não escutar ou respeitar o que um está dizendo para o outro.
2- Identifique seus impasses.
© Global
O que é que faz com que vocês sempre tenham as mesmas brigas? Qual é a origem de tudo? Quando você consegue identificar e entender isso por completo sem, é claro, deixar de levar em conta o lado do seu parceiro, as coisas ficam mais claras e mais fáceis de serem resolvidas.
3- Localize não generalize.
© Pond5
É muito importante não aumentar as coisas mais que o necessário. Se vocês estão discutindo, falem sobre aquele problema em particular naquele momento. Não adianta fica tentando trazer detalhes de discussões passadas para usa-los como argumento. Isso só coloca mais lenha na fogueira.
4- Mude sua abordagem.
© Within the Heart of Me
Comece concordando, e não com críticas ou broncas. Quando vocês começam uma discussão partindo de um ponto o qual os dois concordam, as chances de fazer as pazes mais rápido e não guardar nenhuma mágoa são ainda maiores.
5- Busque a fundo os motivos da discussão.
© New Love Times
Às vezes, existem problemas onde “o buraco é mais fundo”. Geralmente são aqueles que envolvem diferentes valores ou maneiras de ver o mundo. Lembre-se de que o seu parceiro é uma pessoa diferente, que foi criado de maneira diferente e teve experiências de vidas diferentes das suas. É mais fácil e até mais simples de se encontrar uma solução quando você compreende as reais motivações por trás de todas as atitudes de seu par.
6- Aceitação.
© News Channel Singapore
Quando um par compreende melhor os seus problemas e impasses, as brigas diminuem. Isso acontece somente por que vocês se aceitam e entendem melhor os motivos que cada um tem para fazer as coisas que fazem. Quanto mais vocês falarem, tolerarem e discutirem seus problemas, mais fácil e menos traiçoeiro será o caminho pelo qual percorrerão.
O que você achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!