X
    Categories: +Gratidão

5 belas reflexões que encontraremos no livro, O Pequeno Príncipe.


Dizem que o mais importante e o que deve mover o homem é o amor, mas sempre nos complicamos e às vezes acontecem outras coisas.

ADVERTISEMENT

É difícil para nós nos relacionarmos com os outros, mesmo com a natureza que nos cerca, vivemos com um senso de apropriação de coisas materiais, de pessoas e afetos.

O amor também é sobre a liberdade, deixando-a ser colocada onde tem que estar e não se submetendo e controlando tudo, também é bom reconhecer a dor, porque só então podemos superá-la, a exemplo disso, em casos de uma perda.

ADVERTISEMENT

Nossos sentimentos nos tornam seres muito complexos e às vezes não sabemos como lidar com eles. Há muitas coisas na vida cotidiana que nos ensinam, mas muitas vezes não sabemos como vê-las e assimilá-las.

No entanto, há pessoas como Antoine de Saint Exupéry, que tinha uma noção muito clara de sentimentos entre os homens e o fez em um de seus livros mais famosos, O Pequeno Príncipe, que ele nos deixa lições valiosas.

ADVERTISEMENT

Então, vamos deixar-lhe cinco pequenas lições neste livro que tocaram muitos de nós, na infância e na nossa vida adulta.

É a história de um piloto perdido, em um encontro incomparável com uma criança pequena no deserto, lições sobre a vida, o amor e até a perda. Embora tenha sido considerado um livro para crianças, O Pequeno Príncipe nos surpreende em todas as idades por suas belas reflexões.

ADVERTISEMENT

Valorize sua amizade pelas coisas valiosas que você trouxe

Ilustração Abigail Feniza

“Foi o tempo que você passou com sua rosa que a tornou tão importante.”

É sempre bom valorizar o tempo que passamos com os amigos, mesmo que eles não estejam conosco, o que vivemos com eles vai durar para sempre. Às vezes evitamos a dor que alguém nos provocou, mas é sempre melhor preservar a genuinidade do nosso amor por eles.

ADVERTISEMENT

O amor é o motor de todas as coisas

Banco de ilustração Kim Min Ji

“Só o coração pode ver do jeito certo, o essencial é invisível aos olhos”.

O essencial é invisível aos olhos, uma das frases mais bonitas de Antoine. Fala-nos do intangível, daquilo que não pode ser visto, mas que nos faz sentir vivos, amor, amizade, verdadeiro respeito às coisas que podemos admirar. Tudo isso cresce dentro de nós e é por isso que você não pode ver, mas você sente isso.

ADVERTISEMENT

Se você ama alguém, você deve primeiro dar-lhes liberdade

Ilustração de Rafa Miqueleto

“Ela não era mais do que uma raposa semelhante a cem mil outras. Mas eu fiz dela minha amiga e agora ela é única no mundo “.

ADVERTISEMENT

Nós estamos acostumados a dizer que nós pertencemos às pessoas que amamos, nos apropriamos das afeições, mas o verdadeiro, o mais sublime no amor é encontrado na liberdade. Ao amar alguém, acrescentamos à nossa vida um sentimento poderoso que será para sempre, mesmo se as pessoas que quiserem deixar ou decidirem ir, temos que assumir a responsabilidade pelo que amamos.

ADVERTISEMENT

Se alguém que você ama se foi, valorize o tempo que eles estavam juntos.

Banco de ilustração robx, batista

Os verdadeiros amigos nem sempre estão conosco, às vezes a distância ou a partida nos faz ver quão forte era nosso vínculo com aquele amigo. O que está no coração, o que é verdadeiro, o amor, é sempre constante apesar de tudo. Lembre-se sempre dos entes queridos, de todos os tempos, do bem e do mal e, sobretudo, daquilo que os fez estar unidos e das coisas em comum que construíram seu afeto.

ADVERTISEMENT

Qualquer pessoa que você conheça pode ser única em sua vida.

“É muito triste esquecer um amigo. Nem todo mundo já teve um amigo.”

Muitas vezes não percebemos isso, mas as pessoas mais valiosas sempre estiveram perto de você, talvez tentando encontrar um atributo excepcional ou idealizando uma pessoa ficamos cegos e não vemos realmente quem nos acompanhou até o fim. Apenas deixe o amor ser colocado onde tem que ser, todas as afeições são diferentes, especiais, mas todas são valiosas.

ADVERTISEMENT

Que lições valiosas Antoine de Saint-Exupéry nos deixou, sem dúvida, vale a pena reabrir as páginas de O Pequeno Príncipe. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e o compartilhe com todos os seus amigos.

 

Vídeo Recomendado: