X
    Categories: +Entretenimento

“O Mecanismo”, quem é quem na vida real?


ADVERTISEMENT

Fortemente inspirada na polêmica Operação Lava Jato, uma das mais importantes investigações da história política brasileira, a série “O Mecanismo”, produzida pela Netflix, transforma várias figuras da vida real em personagens fictícios.

Personagens de “O Mecanismo”

Marco Ruffo x Gerson Machado

O personagem interpretado por Selton Mello é um delegado de polícia inspirado em Gerson Machado, considerado o marco inicial da Operação Lava Jato, após as investigações que incriminaram o doleiro Alberto Youseef.

Roberto Ibrahim x Alberto Youssef

Roberto Ibrahim (Enrique Diaz) representa o doleiro Alberto Youssef. É a partir deste personagem que se desenrola a investigação. Isto por que o empresário era dono de uma casa de câmbio falsa para repasse e lavagem de dinheiro. A casa era localizada em um posto de gasolina, na cidade de Londrina, e é por isso que o nome da operação é Lava Jato.

ADVERTISEMENT

Verena Cardoni x Erika Marena

A delegada Verena (Carol Abras) protagoniza a série ao lado de Selton. A personagem faz referência a Erika Marena, da Polícia Federal. Ela atuou dois anos na Operação Lava Jato e agora é Superintendente da Polícia Federal em Sergipe.

ADVERTISEMENT

João Pedro Rangel x Paulo Roberto da Costa

Na série, João Pedro Rangel (Leonardo Medeiros) dirige a PetroBrasil referência clara à Petrobrás! Na vida real, o personagem que o inspira, Paulo Roberto da Costa, foi acusado de corrupção, e se benefício do acordo de delação premiada.

ADVERTISEMENT

 

Janete Ruscov x Presidente Dilma Roussef

Performada por Sura Beroitchevsky, Janete é candidata para ser presidenta. Ela usa a expressão “estocar o vento”, que viralizou depois do discurso realizado pela presidenta Dilma em 2015.

ADVERTISEMENT

João Higino x Presidente Lula

Arthur Khol vive o personagem João Higino, que referencia Lula. Na série ele é retratado no meio da campanha presidencial para eleger sua colega de partido.

ADVERTISEMENT

Em uma cena muito importante, o personagem fala “estancar sangria”, que na verdade foi dita na vida real por Romero Jucá, senador do partido de Temer, e portante inimigo político. A dissonância do caso gerou grandes discussões sobre os limites da ficção e o poder midiático das séries de se impor ideologias e partidarismos.

ADVERTISEMENT

Paulo Rigo x Sérgio Moro

Moro se tornou conhecido pelo país e adorado por algumas pessoas. Ele é o juiz de primeira instância na Operação Lava Jato. Ele é retratado na serie como Paulo Rigo (otto Jr.).

ADVERTISEMENT

Senador Lúcio Lemes x Aécio Neves

Lúcio Lemes (Michel Bercovicht)aparece como principal concorrente contra Janete Ruscov à presidência. Na cena, ele conversa com o personagem que representa Michel Temer sobre a decisão da candidata de não frear as investigações.

ADVERTISEMENT

Wilma Kitano x Nelma Kodama

Alessandra Colasanti interpreta a cafetina Wilma, inspirada em uma mulher com a qual Youssef mantinha contato. Nelma Kodama afirmou que as prostituas que agenciava eram usadas para distribuir o dinheiro desviado de Brasília.

ADVERTISEMENT

Ricardo Brecht x Marcelo Odebrecht

O personagem Ricardo Brecht, referencia ao empresário Marcelo Odebrecht, condenado a cadeira por lavagem de dinheiro e corrupção, é interpretado por Emilio Orciollo.

ADVERTISEMENT

É muito importante salientar que os produtos da série decidiram faze-la como uma ficção, dosada de fatos reais que a montam enquanto história, e não um documentário. O importante momento histórico e político que o Brasil vive agora se configura como crise e deve ser avaliado sem alienações do povo que deve ser manter informado e atuante, com opinião própria.

ADVERTISEMENT

O que você achou desse post? Conte abaixo para nós e não deixe de seguir nossa página para mais posts como este!