O instituto InternetLab decidiu fazer um estudo sobre os seguidores no Twitter dos candidatos à presidência da república nas próximas eleições no intuito de descobrir quantos deles são reais e quantos são robôs. Os “bots” são perfil programados para compartilhar informações sobre dado assunto, interagir com a página e fazer volume nas redes sociais. Além disso, os robôs podem até mesmo influenciar o resultado das eleições.
De acordo com os resultados da pesquisa, cerca de 37,4% dos perfis que seguem os presidenciáveis são bots. O candidato com mais números de seguidores falsos é Alvaro Dias, do Podemos: Dentre seus 410 mil seguidores, 60% não são perfis verdadeiros. Em segundo lugar está Geraldo Alckimin, do PSDB: De seus 447 mil seguidores, 45,8% são robôs.
Os demais presidenciáveis também aparecem na pesquisa: Marina Silva (Rede) tem 36% de bots dentre seus 691 mil seguidores; Jair Bolsonaro (PSL) conta com 34% de 400 mil; Ciro Gomes (PDT) possui 32% de 55 mil; Rodrigo Maia (DEM) tem 30% de 12 mil; Manuela D’Ávila (PCdoB) com 22% de 48 mil seguidores; Lula (PT) também tem 22% de 76 mil; João Amoedo (Novo) possui 21% de 15 mil.
O candidato que tem um menor número de seguidores robóticos é Guilherme Boulos (PSOL), com 14% de seus 15 mil seguidores.
Poema Arco e FlechaDo arco que empurra a flecha,Quero a força que a dispara.Da flecha que penetra o alvoQuero a…
Posted by Marina Silva on Friday, October 13, 2017
O InternetLab aponta que estes bots são bastante usados e desempenham diversas funções na Internet. No caso dos políticos, eles compartilham conteúdos e interagem com a página, ajudando a aumentar o seu alcance e sua relevância.
Nos siga nas redes sociais:- facebook: Jair Messias Bolsonaro- twitter: @jairbolsonaro- instagram: @…
Posted by Jair Messias Bolsonaro on Tuesday, October 4, 2016
No entanto, o número muito elevado de seguidores falsos é alarmante, pois podem indicar a compra de “botscom”, que servem para melhorar a reputação de determinado candidato nas redes sociais. Ainda de acordo com o estudo, o Brasil é um dos países que mais usa os perfis falsos em redes sociais.
Vale ressaltar que a compra de bots é proibido tanto pela plataforma Twitter quanto pela lei. Confira a pesquisa na íntegra.
Vídeos recomendados:
Top 10 mentiras absurdas acreditadas pelos norte-coreanos
Uma postagem na internet acabou com a vida dessas 5 pessoas