Todo ano, o Natal traz consigo muitos dilemas.
O que preparar para a ceia? O que comer para não estragar a dieta? O que pedir de presente? Com quem passar a cerimônia? E, finalmente: o que dar de presente?
E, como é de se esperar, a criatividade fica bloqueada quando mais se necessita dela. Além disso, o relógio está correndo contra você. Quanto mais tarde você decidir comprar os presentes, menos opções encontrará nas lojas!
Para ajudá-lo nessa empreitada, separamos mais de 20 ideias de presentes criativos e acessíveis para inspirá-lo na sua decisão!
—
1 – Para pessoas intelectuais: livros e acessórios de estudo
Para aquele familiar que é professor, universitário ou simplesmente aficionado por leitura, não hesite: compre livros! Descubra a área de estudo da pessoa ou os seus gêneros literários prediletos, e a presenteie com um livro bacana.
Você também pode optar por acessórios de leitura super criativos, como marcadores de página estilizados ou mesmo cases fofinhos para transportar livros dentro da mochila sem amassar.Se a pessoa tiver um kindle, você pode presenteá-la com uma capa estilosa como essa.
Ainda, se você quiser dar um presente maior, pode escolher uma estante móvel de livros ou mesmo prateleiras invisíveis, que estão super em alta.
2 – Para pessoas vaidosas: perfumes e produtos de beleza
Perfumes, hidratantes, maquiagens, cremes para o cabelo, desodorantes corporais perfumados… vale até comprar cupom para que a pessoa possa passar um dia inteiro no SPA.
Sim, se o presenteado é uma pessoa vaidosa, aposte em tudo aquilo que vai deixar ele ou mesmo o seu ambiente doméstico mais bonito.
Se você optar por objetos que vão embelezar a casa da pessoa, pode comprar velas, incensos, toalhas decoradas, espelhos estilizados, etc.Com certeza, o presente será super acertado!
3 – Para pessoas atrapalhadas: objetos de decoração que auxiliem na organização pessoal
Sabe aquela pessoa que está sempre atrasada e se esquecendo das coisas? Ela confunde até o prato que precisa trazer para a ceia natalina! Se você conhece alguém assim, a dica de presente é muito simples: aposte em materiais de escritório que a ajudem na sua organização diária.
Vale tanto um mural personalizado (você pode comprar um de cortiça e decorar por si mesmo, dando ao presente um toque ainda mais pessoal) quanto um porta-recados, uma agenda bacana, etc.
Se achar que a pessoa poderá se sentir ofendida, como se o presente fosse uma espécie de ”toque”/crítica sutil, utilize o final do ano como desculpa – afinal de contas, todo mundo precisa de novos materiais de organização para começar o ano com o pé direito!4 – Para pessoas que adoram natureza: pôsters, mapa múndi e álbuns de fotos
Para aquela pessoa que adora viajar e se aventurar, que é amante de cachoeiras, trilhas e acampamentos, a dica é presenteá-la com acessórios úteis para uma viagem (alça personalizada para câmera, travesseiro de pescoço, kit de primeiros socorros, canivete suíço, mochila impermeável, etc) ou então com objetos decorativos que remetam à sua paixão por viajar.
Optando pelo segundo, escolha objetos que contribuam para tornar a casa da pessoa ainda mais fiel à sua personalidade :)
5 – Para pessoas que adoram beber: utensílios para drinks e… bebidas, claro!
Seja com álcool ou sem álcool, preparar drinks é uma arte prazerosa e divertida. Você pode presentear a pessoa em questão com um mixer ou mesmo com um jogo de copos; pode escolher uma bebida diferente e escrever um belo cartão para a pessoa, elogiando o seu espírito festeiro ou mesmo propondo um happy hour com ela.
Se o indivíduo em questão for um grande apreciador de vinho ou cerveja, há também a opção de lhe comprar um livro sobre a bebida ou mesmo um manual com várias receitas para drinks.
Use a imaginação!6 – Para pessoas fitness: acessórios de academia
Se o presenteado em questão for uma pessoa ativa e amante dos exercícios físicos, então as opções de presente são inúmeras: desde kits super práticos para a academia (com sabonete, toalha, garrafa d’água, luvas) até roupas específicas, esteira para alongamento ou mesmo uma mochila para os treinos. Se você quiser, também pode dar de presente para a pessoa um quadro com frase motivacional, uma camiseta personalizada (no pain no game, correr me faz feliz, etc).
7 – Para pessoas dorminhocas: almofadas, máscara de sono e acessórios divertidos
Despertadores que caminham e obrigam a pessoa a levantar-se para desligá-los, pijamas que previnem contra o suor noturno, velas aromáticas que colaboram para uma noite de sono tranquila, máscaras de dormir que contêm substâncias benéficas para a pele… definitivamente, não faltam presentes para os dorminhocos!
Mas, se o caso da pessoa for realmente sério, aí vai uma sugestão:
8 – Para pessoas religiosas: santinhos estilizados
Você pode optar por dar um livro, específico sobre algum santo ou personalidade admirada pela pessoa, ou então um livro que trate de maneira abrangente sobre a história das religiões. Você também pode escolher uma caneca, camiseta, toalha, retrato ou cobertor com a temática da religião da pessoa, assim como também pode comprar um terço estilizado e criativo. Outra opção bacana é um presépio!
9 – Para pessoas que estão passando por um momento difícil: presentes motivacionais
Capriche no cartão. Essa certamente será a parte mais importante do presente.
Diga à pessoa que ela é admirável e forte, e que pode contar com você em qualquer adversidade.
Demonstre não apenas carinho por ela, mas consideração e empatia. Você pode presenteá-la também com um vasinho de flor (alguma planta resistente cujo perfil lembre o da pessoa), com um quadro motivacional, com um livro de autoajuda, um diário (onde ela possa registrar os seus sentimentos), ou mesmo com um vale-jantar ou vale-passeio diferente (do Groupon, por exemplo), etc.
10 – Para pessoas que moram longe (ou que você vê pouco): recado e fotografia
Uma foto de vocês duas pode ser uma boa maneira de começar o presente. Se vocês se vêem pouco ou se a pessoa irá se afastar por um tempo considerável, opte por um tipo de saudosismo positivo e construtivo, e não por um desencorajador, que deixará a pessoa triste.
Nesse sentido, por que não apostar em um caderno de viagem? Talvez a pessoa possa fazer bom uso de um, e nele escrever sobre a falta que sente dos seus familiares e amigos, por exemplo.
Você também pode presenteá-la com um aparelho de telefone fixo estilizado, fazendo uma referência divertida à quantidade de tempo que ficarão juntas, por telefone, conversado – ou mesmo presenteá-la com uma webcam.Além disso, quem sabe um álbum de fotos não seria uma boa escolha? Deixe algumas páginas do álbum em branco e escreva um bilhete dizendo que essas páginas serão preenchidas quando vocês duas quando se reencontrarem.
11 – Para pessoas que a recém se mudaram para um novo apartamento: utensílios
Antes de mais nada, saiba o nível do caos dessa mudança. A pessoa já tem móveis? Se sim, então você pode presenteá-la sem medo algum com objetos de decoração – abajur, porta retrato, vasos, quadros, caixa de música, caixa de joias, etc.
No entanto, se a pessoa ainda não possui todos os móveis básicos para a casa (cadeiras, mesas, etc), nesse caso é mais aconselhável que você lhe dê objetos de uso mais prático, como utensílios de cozinha, jogo de toalhas, caixas organizadoras, copos, talheres, cabides, saboneteira, etc.
Se você quiser dar um presente mais descontraído, então um tapete ou recado de boas-vindas pode ser o caminho. Há dos mais tradicionais aos mais criativos e diferentes.
12 – Para pessoas idosas (avós, principalmente): artesanato, objetos de jardinagem, antiguidades
Velhinhos geralmente ganham pantufas, perfumes, pijamas ou vinhos em celebrações como essa. Se você preferir um presente diferente, saiba que há alternativas realmente interessantes: se a pessoa em questão gostar de plantas, você pode tanto presenteá-la com um vaso de samambaia ou alguma flor, quanto dar-lhe um kit de jardinagem, por exemplo (um incentivo a mantê-la ativa).
Além disso, há a opção do artesanato: seja feito por você por outro alguém, o artesanato é uma forma muito pessoal e carinhosa de produzir uma surpresa confeccionada à imagem e ao gosto da pessoa querida.
Também é possível agradar o idoso ao presenteá-lo com jogos tradicionais, como de dominó ou xadrez – esses jogos que servem para decorar uma mesa de centro, sabe? Não menos importante, as feiras de antiguidade geralmente reservam grandes surpresas, também.Se você tiver tempo para visitar alguma, pode ser promissor.
13 – Para amigos de longa data: objetos que fazem relembrar
A amizade de muitos anos, além de ter proporcionado inúmeras histórias em comum, também foi responsável por desenvolver uma gigantesca intimidade. Certamente, para uma pessoa com a qual você convive(u) há tantos anos, escolher um presente não é tarefa de outro mundo. Roupa? Livro? Capinha para o celular? Óculos? Carteira? Bebida?
Ou algo especificamente sobre a amizade de vocês, com o seu senso de humor e gostos em comum?
14 – Para pessoas estilosas: presentes de vanguarda
Eles são, muitas vezes, incompreendidos pela excentricidade do seu gosto. Seu senso estético e a sua lógica de arrumação parecem de outro mundo. Objetos com design diferenciado lhes interessam profundamente, ainda que você não concorde.
Afinal, as pessoas estilosas necessitam navegar contra a corrente no exercício da sua criatividade. Portanto, não é de se estranhar que elas possuam preferências distintas. Nesse caso, você deve se permitir ousar na escolha do presente. Uma pessoa estilosa preza por um presente ousado e criativo. Ele não precisa ser caro, basta conter em si uma ideia única, algo que o diferencie dos outros produtos.
Uma dica interessante é escolher objetos que contenham mais de uma função, ou seja, objetos com engenharia contida no seu design, como o caso desse quadro que também é um porta tampinhas ou porta rolhas:
Caso você não confie no seu gosto na hora de escolher o presente, procure na Internet sobre objetos de decoração modernos, com um teor futurista, e sobre design conceitual de interiores; há lojas que se especializam na venda de artigos diferenciados e criativos, como a