Entre os tantos vilões incríveis já retratados no cinema, seria insuficiente dizer que o Coringa de Cavaleiro das Trevas foi uma boa performance.
Este vilão icônico interpretado pelo falecido Heath Ledger no filme dirigido por Christopher Nolan não foi nada menos que notável e memorável. Este papel deu ao ator australiano numerosos prêmios e honrarias póstumas dos prêmios da Academia, da Australian Film Institute Awards, do Golden Globe e da British Academy, dentre outros.
Mesmo após sua morte, o papel de Heath como um agente do caos perturbado e demoníaco ainda recebe aclamação maciça. Muitos dos fãs ainda se pergunta como um ator consegue entregar-se a um personagem de forma tão fantástica e intensa. Em certos momentos do filme, parece que Heath Ledger deixou de existir e incorporou completamente o personagem.
Conheça essas 24 curiosidades sobre a atuação de Heath Ledger como o vilão mais notório da cidade de Gotham, o Coringa.
- Durante seis semanas, Heath Ledger morou sozinho em um quarto de hotel – ele escolheu ficar separado do resto do mundo para incorporar o personagem. Durante este tempo, ele trabalhou no aperfeiçoamento da voz de Coringa e na sua malvadeza. Seu objetivo era criar uma atuação não menos brilhante que a realizada por Jack Nicholson para o filme Batman (1989).
- Heath Ledger dirigiu os dois vídeos usados em Batman – O Cavaleiro das Trevas.point 71 | No filme, os vídeos são utilizados para aterrorizar os moradores de Gotham City.point 141 | Christopher Nolan supervisionou o primeiro vídeo, em que o Coringa tortura um falso Batman e, quando percebeu o quão interessante era aquela iniciativa de Heath Ledger e o quanto o vídeo caseiro havia combinado ao filme, Heath foi autorizado a entregar um segundo vídeo caseiro, onde a declaração do Coringa é lida por Mike Engel, um repórter.point 429 |
ADVERTISEMENT
point 0 |
- Os outros atores que participaram do filme, Michael Caine e Maggie Gyllenhaal, só viram Heath pela primeira vez na festa de Wayne, cena na qual os três personagens estão todos juntos.point 203 |
ADVERTISEMENT A maquiagem e o traje completo do Coringa deixaram Caine absorto e o ator teve dificuldade em completar as suas falas, enquanto Maggie não conseguia resistir a dar uma segunda olhada nele.point 157 | Os dois atores confessaram ter ficado um tanto amedrontados com o Coringa.point 220 |
ADVERTISEMENT
point 0 |
- Inspirado pelo personagem de Brandon Lee em The Crow, Heath Ledger criou o design da própria roupa e ajudou na escolha da maquiagem perfeita para o Coringa. Durante todo o filme, a equipe de maquiagem trabalhou duramente para dar a Heath Ledger o visual que ele havia idealizado para o personagem.
- Heath introduziu algumas cenas para o filme que não estavam no roteiro original.point 68 | Enquanto está na prisão, por exemplo, o Coringa bate palmas sarcasticamente ao ouvir sobre a promoção de Gordon ao cargo de comissário.point 182 | Além disso, durante a cena do hospital, o Coringa se confunde com os botões da bomba enquanto tenta detonar as instalações.point 285 |
ADVERTISEMENT Essa cena também foi inteiramente criada por Heath Ledger, o que só comprova a genialidade do ator – já que são cenas divertidas e interessantes.point 127 |
point 127 |
- Dizem que Heath tinha por hábito lamber os lábios mesmo fora do set de filmagens. Em um esforço para manter a boca úmida e criar a voz do personagem, o magistral ator lambeu seus lábios compulsivamente durante todo o filme.
- Para um papel tão maníaco, Heath entrava e saía facilmente do personagem. Ao contrário da crença de que seu desempenho foi conduzido por uma completa imersão no papel e num alheamento totalda sua vida real, o ator era visto constantemente por outros membros do elenco fazendo brincadeiras, conversando, etc.
[rsnippet id=”5″ name=”DFP/34009881/Article_2″]
- Ledger pediu a Christian Bale para batê-lo o mais convincentemente possível durante a cena de luta entre Coringa e Batman na sala de interrogatório. Ledger comprometeu-se a oferecer uma performance cheia de realidade ao longo do filme.
- Para sua personificação da enfermeira durante a cena hospitalar, Heath propositadamente escolheu ser nomeado de ‘Matilda’. Esta era sua maneira de homenagear a sua única filha, a fofíssima Matilda Ledger.
- Ledger carregou um diário com ele para o set.point 37 | Alguns acreditam que é assim que conseguiu entrar tão rapidamente no personagem fanático.point 114 | O diário apresentava algumas falas do filme, bem como imagens de palhaços, do personagem Alex DeLarge do filme Laranja Mecânica, etc.point 227 |
ADVERTISEMENT A última anotação do diário é bastante impactante, pois nela está escrito ”bye bye” (adeus).point 90 | Ledger morreu pouco tempo depois do filme terminar.point 134 |
- .point 185 | Heath Ledger foi o ator mais jovem a incorporar o papel de Coringa.point 240 |
ADVERTISEMENT O primeiro Coringa mais jovem do que o próprio Batman.point 45 | Em 1966, Cesar Romero interpretou o papel de Coringa no filme e na série, e ele foi o Coringa mais alto da história da saga.point 145 | Ledger foi o segundo.point 163 |
point 163 |
- “Ele sempre tratou todo mundo muito bem, nunca agiu de maneira estranha ou agressiva”, lembra John Caglione, maquiador de Ledger. Mesmo quando não estava em cena, o ator aparecia em seu traje completo e interagia bem com a equipe como palhaço.
- Heath Ledger foi o ator escolhido logo de cara por Christopher Nolan para o papel de Coringa. No entanto, o diretor foi criticado pela sua escolha e nomes como Robin William, Adrien Brody, Steve Carell, Paul Bettany e Lachy Hulme haviam sido lançados através de especulações na Internet.
- Aaron Eckhart lembra de seu encontro com Ledger durante a cena do hospital. Ledger agarrou ferozmente a mão de Aaron, que ele havia levantado espontaneamente enquanto o Coringa continuava andando e murmurando consigo si mesmo. “É sobre isso que se trata atuação”, comentou Ledger sobre a improvisação dos dois.
- Sendo o mais novo Coringa já lançado, a fantasia para o papel foi redefinida para expressar a geração mais nova e mais moderna. Lindy Hemming, designer de fantasias, se inspirou em Alexander McQueen, Vivienne Westwood, John Lydon, Iggy Pop e Pete Doherty.
- Antes de assumir o papel de Coringa, Heath Ledger entrevistou Jack Nicholson após sua excelente atuação fazendo o mesmo personagem. A estrela destacou a escuridão do papel e a possibilidade da experiência assombrar o jovem. No entanto, ele incentivou Ledger a ser divertido, a incorporar o charme e a elegância febril de ser o príncipe paladino do crime da cidade de Gotham.
- Heath Ledger foi reconhecido como uma das melhores representações até hoje do papel de Coringa.point 81 | Se não a melhor.point 94 | Porém nem sempre foi assim: antes do filme ser lançado, muitas críticas foram levantadas, a mídia e os fãs ficaram desagradados com o anúncio da escolha de Nolan, e apontaram como justificativa da descrença a inexperiência de Ledger.point 290 |
ADVERTISEMENT No entanto, ele é o Coringa com melhor grau de aprovação pelo público.point 58 | Ou seja, a performance de Heath simplesmente surpreendeu a todos.point 114 |
point 114 |
- Heather Ledger trabalhou com um treinador vocal para criar a voz do Coringa. Durante o número de meses que ele passou isolado em seu hotel, Ledger usou manequins para ensaiar e fazê-los de vítimas.
- Por que Christopher Nolan escolheu lançar Heath Ledger para seu primeiro papel como vilão? Bem, porque Ledger apresentou uma performance simplesmente excepcional no drama Brokeback Mountain, pelo qual ele recebeu uma indicação ao Oscar.
[rsnippet id=”6″ name=”DFP/34009881/Article_3″]
- Heath Ledger ganhou um Oscar póstumo da Academia como melhor ator coadjuvante. Este foi o primeiro filme de adaptação de quadrinhos a vencer em uma categoria tão importante.
- Heath Ledger ganhou 32 de 34 prêmios na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. A primeira nomeação foi para os prêmios Oscar anunciados no aniversário de sua morte. Os 2 que ele não ganhou foram o Satellite Award e o London Film Critics ‘Circle Award para ator do ano.
- A performance de Heath Ledger enquanto Coringa é a soma de muitas partes. Ele disse ter escolhido a inspiração de maquiagem em Malcom McDowell e adicionou algumas coisas a seu próprio gosto, enquanto a aparência geral teve um toque de Sid Vicious. O mais interessante é que a voz – que é uma das características mais marcantes do Coringa – foi dita inspirada pelo cantor Tom Waits.
- Sua primeira cena no filme foi regravada várias vezes. A cena de abertura do banco foi a primeira revelação de Ledger de sua versão sobre o Coringa e, por isso, a cena foi regravada diversas vezes porque a concepção do Coringa ia crescendo e se transformando aos olhos do ator. No entanto, o resultado valeu todo o trabalho: a cena inicial é simplesmente incrível e deixou Nolan muito satisfeito.
- Heath Ledger morreu em 22 de janeiro de 2008, alguns meses depois de encerrar seu papel como Coringa. O diretor Christopher Nolan estava no processo de edição do filme e optou por continuar a fazê-lo quando soube da morte de Ledger. O filme foi dedicado a ele.
COMPARTILHE esta postagem com seus amigos e familiares no Facebook!
Não se esqueça de ❤ ️ curtir a nossa página ❤ ️ no Facebook!