Taquicardia e dor no peito.
Asfixia. Dor nas costas. Dor de cabeça. Suor. Dificuldade de se concentrar. Má qualidade de sono. Cansaço. Esgotamento emocional. Pensamentos obsessivos. Sensação de culpa. Medo constante. Pânico!
A ansiedade é um distúrbio de saúde mental que se caracteriza por excesso de preocupação e/ou medo, fortes o bastante para interferir nas atividades diárias e impedir o indivíduo de ter qualidade de vida.
A ansiedade, até certos níveis, é uma característica normal e presente nos seres humanos e animais, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcados por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, etc.
Sentir o coração bater mais depressa e aquele friozinho na barriga antes de uma apresentação é normal, por exemplo. Mas desmaiar de tanta preocupação com as coisas ou ser incapaz de levantar da cama não são sentimentos normais e devem ser tratados por um especialista.
Dependendo do nível de ansiedade, se este for muito agudo, a pessoa em questão pode experimentar estresse agudo, estresse pós-traumático, ataque de pânico e fobia social.
Abaixo, separamos para você 13 coisas que todo ansioso gostaria que as pessoas soubessem sobre a sua condição. Em tempos como os nossos, é importante difundir informação e encorajar empatia, certo?
#1
Além de lidar com esses desconfortos constantemente, o ansioso ainda tem o medo disso virar algo pior, como um ataque de pânico.
#2
”Precisamos conversar mais tarde”: não torture um ansioso com frases assim. Ele ficará tão obcecado com os possíveis significados disso, que sua mente não descansará até que você conte o que está havendo.
#3
Pode ser uma coisa mínima, mas nada é simples para quem é ansioso. A maior parte dos ansiosos não consegue se concentrar nas suas tarefas ou mesmo nas suas conversas. No que tange a ser produtivo nos seus dias, por exemplo, não se trata apenas de começar pelo início, porque na cabeça do ansioso todas as pendências da sua vida surgem à sua cabeça o tempo inteiro.
Um ansioso é um poço de urgências e ele se sente sufocado por todas elas, a ponto de muitas vezes não conseguir cumprir com compromissos e prazos.
#4
Não elogie uma pessoa faz-tudo como se isso fosse a melhor coisa do mundo. Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode não ser um sinal de modernidade ou agilidade, e sim incapacidade de ficar parado, o que cansa muito.
#5
Qualquer momento que exija decisão, mesmo que seja sobre coisas pequenas, pode ser bastante doloroso, porque absolutamente tudo passa pela cabeça do ansioso e ele demora muito tempo para se desligar e pensar em outra coisa.
#6
O ansioso não está necessariamente evitando você. Em certos momentos, pode ser difícil falar ao telefone e fazer planos. Não é como se ele não quisesse desesperadamente conversar. É que nem sempre ele consegue.
#7
Mesmo quando tudo está bem, as pessoas ansiosas ficam esperando algo horrível acontecer.
#8
Infelizmente, a ansiedade não é um botão que as pessoas possam desligar.
#9
Toda conversa que o ansioso tem é repetida em sua cabeça várias e várias vezes. Se o ansioso achar que disse algo que talvez não devesse ter dito, mesmo que não seja nada do outro mundo, isso pode deixá-lo obcecado por muito tempo.
#10
Críticas tendem a deixar a pessoa ansiosa ainda mais ansiosa, prestes a explodir. Se for criticar um ansioso, tente fazê-lo com mais sutileza, e não com tom de cobrança.
#11
Nem sempre uma pessoa ansiosa é uma pessoa elétrica e falante. Às vezes a ansiedade pode vir de alguém incapaz de realizar atividades, de uma pessoa mórbida, com um corpo impotente frente às exigências da sua cabeça.
#12
A ansiedade faz com que as pessoas não consigam demonstrar com espontaneidade seus sentimentos. Devido ao excesso de autocrítica, os ansiosos se culpam e se censuram com uma frequência absurda, e muitas vezes isso mina a sua expressividade (não é raro que eles gaguejem ou tenham tiques nervosos por causa disso, por exemplo).
#13
A maioria das pessoas ansiosas têm uma relação complicada com a comida. Enquanto algumas acabam desenvolvendo azia pelo constante nervosismo e estresse, daí ficando longos períodos sem comer, outras podem comer demais para avaliar a sua própria tensão.
Seja como for, a relação com a comida é uma consequência do que se passa dentro do indivíduo.
E então, o que você achou desses 13 tópicos? Você tem ansiedade ou conhece alguém que tenha? Comente abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos :)