X
    Categories: +Cotidiano

11 coisas que você faz por causa da ansiedade (e muita gente não entende)


Considerada o “mal do século XXI”, a ansiedade está cada vez mais presente na vida das pessoas.

ADVERTISEMENT

Estima-se que quatro entre dez brasileiros sofrem de ansiedade, que pode variar de regular à crônica.

Por mais que seja uma emoção natural, muitas vezes a ansiedade sai do controle, afetando o dia a dia da pessoa e até mesmo sua saúde física.

ADVERTISEMENT

Conheça algumas atitudes tomadas por alguém que sofre de Transtorno de Ansiedade e que nem sempre são compreendidas por quem está a sua volta:

 

1 – Recusar convites para algo que realmente gostaria de fazer

Por mais que você esteja animado para um evento, conforme o dia vai se aproximando, sua ansiedade também vai aumentando. Então, você prefere desmarcar o compromisso, pois não quer ser um fardo para ninguém. Às vezes, a ansiedade é tão debilitante que você não tem energia para sair e participar de eventos sociais. Outras vezes, a animação se transforma em pavor!

ADVERTISEMENT

 

2 – Ficar obcecado com coisas sem importância

Você se preocupa constantemente com qualquer coisinha, mesmo que, para muitos, seja algo sem qualquer importância. Passa semanas relembrando uma discussão que teve ou pensando naquele olhar que seu colega de trabalho te deu. Perde o sono pensando na ligação que precisa fazer no dia seguinte ou fica preocupado sobre ter aborrecido seu companheiro. Para quem não sofre de ansiedade, é difícil entender que sua mente está sempre ocupada com alguma preocupação.

ADVERTISEMENT

 

 

3 – Acordar mais cedo do que o necessário, mesmo estando muito cansado

Uma das tarefas que a ansiedade mais prejudica é o sono. Ao deitar a cabeça no travesseiro, tudo o que você deseja é relaxar, mas sua mente parece nunca desligar. E todas essas preocupações voltam assim que você abre os olhos pela manhã. Muitas vezes, acordando muito mais cedo do que precisa, nunca descansando 100%.

ADVERTISEMENT

 

4 – Acreditar que sempre o pior vai acontecer

Antes de ir a uma entrevista de emprego, você acredita que não vai conseguir a vaga. Antes de sair de casa, pensa em tudo de ruim que pode acontecer pela rua. Antes de ir a um encontro, pensa que o relacionamento não vai dar certo. Sempre que fica doente, acredita que tem algo de muito errado com seu corpo. Por mais que pareça bobeira para alguns, apenas um pessimismo extremo, para você, é real. Seus medos são reais!

ADVERTISEMENT

 

5 – Repetir conversas sem parar em sua cabeça

Até quando é uma conversa informal, entre amigos, você se pega repetindo tudo o que disse à pessoa, preocupado se disse algo de “errado”, que a pessoa possa ter entendido de outra forma.point 197 | Quando você precisa fazer um telefonema, mesmo que seja algo comum, como marcar um médico, você se pega ensaiando o que vai dizer em sua cabeça repetidamente.point 329 |

ADVERTISEMENT

Quando é uma conversa mais importante então, você fica obcecado com cada detalhe por semanas.point 79 | Tente sempre lembrar que isso é só a sua ansiedade falando, não deixe esses pensamentos te machucarem ou te prejudicarem.point 181 | 1

 

6 – Sentir-se ainda pior quando alguém expressa preocupação por você

ADVERTISEMENT

Durante uma crise de ansiedade, é muito comum que quem esteja a sua volta se preocupe com seu bem-estar. Muitas vezes, isso pode agravar a crise. Um simples “você está bem? Em que posso ajudar?” pode te deixar ainda mais consciente do seu estado e piorá-lo.

ADVERTISEMENT

 

 

7 – Sentir culpa quando alguém não te responde imediatamente

Seja um amigo, companheiro, familiar ou chefe, quando a pessoa demora a responder sua mensagem, você se sente culpado. Começa a pensar que está atrapalhando, que fez algo errado, que a pessoa está chateada com algo que você fez.

ADVERTISEMENT

 

8 – Ter uma crise quando alguém fala do futuro

Pensar no futuro é um gatilho para a sua ansiedade. Só de ser perguntando “onde você se vê daqui a cinco anos” te faz ter uma crise. Para muitas pessoas, pensar em trabalho, estudo, morar sozinho, ter filhos são coisas gostosas e divertidas. Para você, é um transtorno.

ADVERTISEMENT

 

9 – Comparar constantemente seu sucesso ao de pessoas de mesma idade

Em um mundo praticamente regido pelas redes sociais, você está sempre comparando sua vida com a de seus colegas de trabalho, amigos e pessoas com quem você estudou na época do colégio ou, até mesmo, de pessoas famosas. Isso causa uma ansiedade tão grande que se torna quase uma obsessão, fazendo você imaginar se, um dia, conseguirá chegar ao mesmo patamar.

ADVERTISEMENT

 

 

10 – Pensar incessantemente em cada erro que cometeu

Um erro, mesmo que pequeno, sempre vira um grande problema para você. Além de não conseguir deixar para lá, você fica pensando nisso obsessivamente, te fazendo sofrer ainda mais. Por mais que você se esforce para fazer o melhor, quando os erros acontecem, tem deixam muito para baixo.

ADVERTISEMENT

 

11 – Ficar exausto física e mentalmente logo no início da semana

Tem dias que a ansiedade se torna intensa demais e você se sente incapaz de fazer qualquer coisa, até mesmo de sair da cama. Às vezes, parece que os sentimentos podem se tornar pesados demais para você carregar. A ansiedade, quando fora de controle, pode afetar o cotidiano da pessoa, prejudicando todos os aspectos da vida, inclusive a saúde física. Quem não tem esse problema, muitas vezes, não entende como a ansiedade é debilitante.

ADVERTISEMENT

 

Quem vive com ansiedade sabe como é difícil. A boa notícia é que esse transtorno tem cura e deve ser tratado por um psicólogo, psiquiatra ou, caso necessário, com o uso de remédios.

 

Vídeo recomendado: 5 razões pelas quais as batatas fazem bem para a saúde

ADVERTISEMENT

 

Vídeo recomendado: Quando esse cãozinho descobriu que seria adotado, não aguentou de felicidade e até fez uma dancinha!