Todo mundo que tem um cachorro já deve ter reparado que eles tem alguns hábitos que se parecem bem humanos.
Às vezes, eles reagem de forma “tão humana” que é assustador. Pois saiba que você está certo: Pesquisas recentes descobriram que sim, os cachorros tem muitas semelhanças com os seres humanos. Além de nos amarem, priorizarem e reconhecerem nosso estado emocional, eles também reagem como nós diante de certas coisas.
Quer saber quais foram as 10 incríveis descobertas feitas ao se analisar o cérebro de um cachorro? Então confira abaixo:
#1 Os cães realmente nos amam
Uma pesquisa provou que os cães realmente nos veem como sua família.
Eles não apenas amam os humanos, mas amam seus donos ainda mais.Um estudo da Universidade de Medicina Veterinária do Viena mostrou que os cães estão mais dispostos a realizar tarefas para seus donos, e que, quando recebem elogios por essas tarefas, os receptores positivos em seus cérebros se acendem.
#2 Os cães conhecem os cheiros de seus donos e os priorizam acima de tudo
Já vimos muitos cachorros na TV que são usados para farejar humanos em perigo.
Mas, isso realmente funciona? Sim, não é apenas uma ficção. O olfato é considerado o sentido mais importante de um cão.Eles usam os 300 milhões de receptores olfativos em seus narizes (em comparação com os cerca de seis milhões dos seres humanos) para entender o mundo ao seu redor, assim como seus semelhantes humanos.
Um estudo de 2014 examinou a capacidade canina de discernir entre aromas de cães e pessoas familiares e desconhecidos. Foi revelado que os cães priorizam os humanos em detrimento de outros cães e cheiros agradáveis. O cheiro de seu humano ativa o centro de recompensa em seu cérebro.
#3 Cães reconhecem o estado emocional de um ser humano
Às vezes, parece que seu cachorro está imitando seu estado emocional, né? Os cães têm a capacidade única de distinguir entre rostos humanos sorridentes e neutros e usarão essa informação em sua reação às pessoas.
Eles também usarão dicas faciais visuais para determinar o estado de atenção de um ser humano.
Por exemplo, se um cão perceber que você está olhando para ele, ele prestará mais atenção em você. Mas, se você cobrir sua cabeça, ele pode parar de prestar atenção.Se apenas as relações humanas fossem assim tão simples…
#4 Humanos e cães compartilham o mesmo centro de recompensa no cérebro
Quer saber porque os cães amam tanto seus petiscos? Não é só sobre o sabor.
Cães e humanos têm uma parte do cérebro que responde às recompensas.
No estudo do neurocientista Gregory Berns, os cães receberam sinais de mão associados com deleites. Um sinal de mão significava que o participante canino receberia uma recompensa e o outro não significava deleite.A região do núcleo caudado do cérebro – uma área associada à recompensa tanto em caninos quanto em humanos – se iluminou para os sinais de recompensa, mas permaneceu escura para aqueles que não representavam uma recompensa.
Berns observou: “Esses resultados indicam que os cães prestam muita atenção aos sinais humanos, e esses sinais podem ter uma linha direta com o sistema de recompensa do cão”. O caudado também está associado a emoções positivas e ao cheiro de seu ser humano. Essa ativação é conhecida como homologia funcional e é um possível indicador de emoções em nossos companheiros caninos.
#5 Os cães são os únicos animais ‘não primatas’ a olhar as pessoas no olho
Cães fazem contato visual, eles olham as pessoas nos olhos para comunicar necessidades e emoções.
Eles são os únicos animais não primatas a fazer isso.
Se você tem um cachorro, sabe do que estamos falando. Quando os cachorros querem alguma coisa – comida, atenção, ir ao banheiro – tendem a olhar para seus donos humanos para lhes dizer.Como observou a neurocientista Atilla Andics, “a ligação com os proprietários é muito mais importante para os cães do que para outros animais”.
Como os humanos, o contato visual também pode ser o reflexo de uma natureza animal, seja ela tímida ou agressiva. É por isso que às vezes somos alertados a não olhar para um cachorro – especialmente aqueles que não nos conhecem -, pois isso pode ser interpretado como um desafio. Treinadores de cães também notam a importância do contato visual com seu animal de estimação, a fim de concentrar a atenção deles em você.
Isso não é incrível? Os cachorros são mais parecidos com os humanos do que nós imaginávamos! Continue conferindo essa lista surpreendente no vídeo abaixo:
Fonte: Ranker
Vídeo recomendado: Quando esse cãozinho descobriu que seria adotado, não aguentou de felicidade e até fez uma dancinha!