“Nós somos o que comemos”.
Hoje em dia as pessoas tendem a ser cada vez mais conscientes do que comem. Talvez seja por causa do crescente número de doenças que estão sendo descobertas. Agora, mais do que nunca, a indústria de saúde e fitness está no topo da economia, e impacta diretamente na autoestima e nas escolhas das pessoas. Os exercícios tradicionais evoluíram para programas mais efetivos de emagrecimento e tonificação muscular, com menos tempo de atividade. As dietas também evoluíram. Há mesmo a nova e intrigante dieta cetogênica, que é uma dieta rica em gordura. Finalmente, como você pode ver nos rótulos dos alimentos no supermercado, tudo tem uma versão “leve”, o que significa menos óleo, gordura ou açúcar.
Se é saudável comer nozes, por exemplo, também é importante que se saiba de onde vêem as nozes. As imagens a seguir mostram como os alimentos se parecem realmente, partindo das suas origens, antes de chegarem ao supermercado:
#1 Baunilha – Um dos sabores mais demandados em doces e sobremesas vem de uma orquídea! A baunilha é extraída de seus frutos, mergulhando a vagem retirada em álcool por meses. Os astecas trouxeram a baunilha para Totonac, no México, de onde começou a se popularizar.
2# Pistaches – Estas castanhas deliciosas e muito caras são membros da família do caju. Essas frutas que comemos são, na verdade, sementes de suas flores. Eles são cultivados principalmente no Oriente Médio e na Ásia Central.
3# Sementes de gergelim – Essas pequenas sementes que normalmente encontramos nos pães realmente crescem em grandes cápsulas, como as ervilhas. O óleo destas sementes é extraído, gerando, assim, o óleo de sésamo. O sésamo ou gergelim é uma planta florida encontrada apenas em regiões tropicais. As sementes de gergelim são produzidas principalmente na Índia e no Sudão.
4# Amêndoas – Estranhamente, as amêndoas pertencem à família dos pêssegos, e não das nozes. Elas crescem dentro do fruto duro da amendoeira. São nativa do Oriente Médio e de partes da América do Norte. Há aqueles que juram de pés juntos que as amêndoas são o acompanhamento perfeito para uma barra de chocolate.
5 # Canela – Seu sabor único é extraído da casca interna da Cinnamomum, obtida pelo meio do tronco da caneleira, uma árvore que tem seus galhos secos separados de suas “cascas”, cuja cor é marrom-avermelhadas e seu perfume, muito agradável. Essa árvore é nativa do antigo Ceilão, atual Sri Lanka, ao sul da Índia. A canela já foi considerada uma iguaria e foi transportada para diversas regiões do mundo através das grandes navegações.
6# Amendoim – Tirando os alérgicos, todo mundo adora amendoim. A sua planta tem uma cor bonita e gera um fruto chamado vagem. Os amendoins são as suas sementes. O consumo de amendoim é extremamente alto no mundo, sendo um alimento relativamente popular – em 2014, por exemplo, a produção mundial registrada de amendoim foi de 42 milhões de toneladas.
O amendoim é uma planta originária da América do Sul (do Brasil e países fronteiriços, como Paraguai, Bolívia e norte da Argentina).
# 7 Cajus – O cajueiro é originário da região nordeste do Brasil, e gera uma fruta cuja semente se coloca para fora, o popular caju. A própria fruta também é utilizada para fins alimentícios, principalmente sob forma de suco ou mesmo licor.
#8 Kiwi – Primitivamente conhecido como Gooseberry chinês, a planta Kiwi é realmente uma videira.
Ela cresce praticamente em qualquer lugar, mas, como o nome original sugere, obviamente se originou da China. O Kiwi é relativamente caro em países tropicais como o Brasil, pois é mais adequado ao clima mediterrâneo e subtropical.Apesar de ter origem na China, quem mais produz Kiwi no mundo é a Itália (seguida por Nova Zelândia, Chile, França, Grécia, Japão e Estados Unidos).
Café #9 – Acredite ou não, a maioria dos adictos de café nem sabe como é a sua planta.
O café vem dos grãos do fruto do cafeeiro.
O grão de café é colhido e sua casca é retirada, para então ser assado e moído. O cafeeiro gosta de regiões tropicais, principalmente dass regiões Ásia-Pacífico, América Latina e África. A disseminação do grau é impressionante – o café é consumido em todos os lugares do mundo, praticamente.Contudo, o formato de preparo difere bastante.aqui.
Confira mais sobre issoChocolate #10 – Por último, mas definitivamente NÃO menos importante, eis o chocolate, talvez mais popular do que o próprio feijão.
O cacau é também encontrado nos trópicos (ainda bem!).
Esses grandes frutos de casca dura contêm sementes com uma casca branca comestível. Após a remoção da casca, as sementes são secas e moídas para produzir o pó de chocolate escuro não adoçado.O gosto é amargo, ao contrário do que achamos.
Quando processado, o cacau recebe açúcar e leite, dentre outros ingredientes, gerando o chocolate. Os estadunidenses, por si só, consomem 1,3 bilhão de kg de chocolate por ano. Isso é quase 10kg por americano em média.Agora você sabe como alguns alimentos super comuns se parecem antes de serem embalados e enviados para as redes de supermercado. Estes são apenas alguns exemplos de alimentos que tomamos por garantidos, mas que sofrem um processo bastante complexo de produção, o qual exige o trabalho de muitas mãos. Portanto, é justo fazer uma pausa, pensar o respeito e agradecer por viver num país com tanta fartura de frutas e sementes! :D
Aliás, qual alimento você mais gosta e que ainda precisa saber de onde vem? Conta pra gente!